quarta-feira, agosto 27, 2008

Vivendo de amor e de brisa


Começaram me dizendo, cinco anos atrás, que eu tinha intolerância à lactose. Tá, tudo bem. Sofri feito um bebê desmamado. Tiraram meu leitinho, meu queijinho, meu chocolatinho, minha lasanhazinha, meu misto-quentezinho, meu iogurtinho... A pessoa tem um blog chamado Milk Shake e nem leite pode tomar. Ok.

Passei um ano a pão e água, praticamente. Quando saía com os amigos, tinha que fazer um rango antes, porque - vou te dizer, viu! - encontrar comidinhas na rua sem lactose não é lá muito fácil. Mas me adaptei e adotei a soja como quem adota um filho. Meu café-com-leite matinal estava garantido. Beleza. Se antes eu já gostava de passear em supermercados, desde então eu me tornei uma leitora de rótulos de embalagens mais compulsiva e atenta. Frases como "contém traços de leite", "contém soro de leite em pó", "contém gordura anidra de leite", passaram a fazer parte do meu vocabulário de consumidora seletiva. Até ir descobrindo, um a um, os produtos que me eram permitidos. E por aí você já pensa no que se tornou minha vida naquele período.

Um convite pra jantar na casa de alguém era sempre uma tensão. E agora? Janto antes e "belisco" na casa da visita pra não fazer feio? Ou me passo por mulher-fresca-de-alimentação-restritiva e digo logo o que é que tá pegando? Até porque, vou contar aqui, eu não sou chata pra comer. Tenho lá minhas preferências e rejeições, mas fome eu não passo mesmo. Sem contar que eu sou uma pessoa deveras curiosa quando o assunto é comida. Adoro experimentar coisas novas, diferentes e esquisitas.

Os anos passaram-se sem derivados do leite. Aos poucos, fui voltando a comer um queijinho aqui, um leitinho com 10% de lactose ali e ia acertando as quantidades na tentativa-e-erro. Assim: comia um pedaço, dois... se no terceiro eu vomitasse, entendia que não podia passar dali. Tranquilo. E assim fui vivendo. Até descobrir um remedinho porreta, receitado pela gastro: pílulas de lactase, que eu chamo carinhosamente de "cápsulas da felicidade". São enzimas que meu corpo não processa, em forma de comprimidos, e que me ajudam nas saias justas de jantares, eventos ou, até mesmo, daquela lasanha preferida e com gosto de infância que a mamãe faz. E assim, fui seguindo (quase) feliz por uns três anos.

Eis que então percebo que a soja começa a me causar reações estranhas: náuseas, gases, azia e sensação de inchaço. Volto ao médico e ouço: "Mayra, você deve estar tendo reação cruzada". What??? Is it a joke??? De piada não tinha nada. Descubro então que a soja não é ruim pra mim, é péssima. Tipo arqui-inimiga, sabe? Aí lá vou eu pesquisar na Internet receitas-ou-qualquer-outra-coisa que eu possa comer que não tenha leite. E nem soja. Lindo, não?? Foi difícil, mas eu me adaptei: se antes já gostava, agora sou a maior admiradora de chás do mundo!!! Quanto ao resto, eu abstraí. Simples assim.

E assim, fui vivendo feliz (pero no mucho). Certo dia, uns 6 meses atrás, fui a três nutricionistas diferentes (sim, porque quando a primeira me disse o que vou contar aqui, eu me desesperei e saí correndo atrás de outras opiniões de profissionais). Já dá pra imaginar o que rolou, né?? Yeah, yeah, continuo não me sentindo bem quando como determinadas coisas, mesmo sem soja e sem lactose. Consegue advinhar? Os médicos estão desconfiados que, além disso tudo, eu também tenha alguma intolerância ao glúten!!! Que tal??? Não, eu não sou celíaca - menos, né gente?? -, eu só passo mal, é diferente. Nos últimos meses minha vida cortei um dobrado. Tanto que me revoltei e chutei o balde. Ah, chutei mesmo, de sair rolando e batendo nos cantos!! Cortar o trigo, a aveia e, o principal, a cerveja, é demais pra mim!!!! Tentei, tentei e não consegui. Pronto, falei.

Pois bem, voltei hoje à minha médica. Com cara de menina danada que não seguiu como devia a dieta de "detoxicação" nos últimos 15 dias e pronta pra levar um puxão de orelha. Conversa vai, conversa vem, digo que continuo sentindo desconfortos, náuseas, passando mal do estômago, etecetera e tals (jura, Mayra??)... Então vem o veredito:

"Mayra, vamos ter que radicalizar (mais????). É por pouco tempo, pra que eu consiga diagnosticar teu problema mesmo, baseada no teu histórico e analisando alguns exames que vou te pedir pra fazer. Você vai cortar - ouviu bem? eu disse c o r t a r mesmo, arrancar fora, deletar, decepar - da alimentação, por 30 (trinta!!!!!) dias, a lactose, a soja, o glúten e os cítricos".

"Putaquepariumermão!!!!!! Agora os cítricos também????". Foi o que eu disse pra mim mesma naquela hora. Não xinguei a médica porque a coitada realmente não tem culpa. Eu sou muito indisciplinada e adoro quebrar regras. Mas dessa vez não vai ter jeito. Senão os exames vão me denunciar, o estômago vai gritar e eu vou passar mal de verdade. Fazer o que?? Vou viver de muito amor, brisa e cápsulas da felicidade no próximo mês. E sabem da melhor?? Vou ficar com a pele linda, magrinha, gostosa e... saudável. Pois é. Tive que aflorar a "Pollyanna" que existe em mim e fazer o Jogo do Contente. Hoje já fui comprar as coisas que ela me passou pra dieta: leite de arroz, óleo de coco, suco de aloe vera (a tal da babosa), macarrão e barrinhas de Quinoa, farinha de maracujá e muita, mas muita linhaça na veia... Que delícia (mentaliza, Mayra, mentaliza)!!! Vai dar tudo certo, gente.

O MasterCard que me desculpe, mas pra tudo nessa vida tem um preço. O melhor é que agora, quando eu passar pela esteira rolante da Câmara dos Deputados, vou poder dizer, com propriedade, que me sinto dentro do desenho d'Os Jetsons!!! E não fique com pena de mim. Digo pra você, daqui a um mês, passados os tais trinta dias, virei aqui dizer, que das duas uma: ou eu vou mesmo aumentar minha lista de comidas proibidas e terei que viver como astronauta, me alimentando de cápsulas; ou então serei uma mulher-sem-soja-sem-lactose-mas-com-glúten-e-cítricos muito da feliz, e que teve uma boa história pra contar. Vai dizer que não se divertiu com a desgraça alheia??? Hahahahaha.

Beijinhos de um ser que deve ter vindo de outro planeta (ou, provavelmente, de Anápolis).

quinta-feira, agosto 21, 2008

Pára-raio de doido


Outro dia, num táxi pro aeroporto, um motorista puxou papo comigo - que já quase não gosto de falar - e a coisa desandou. Dá pra imaginar a conversa? Te digo que não.

Tudo começou com um engarrafamento. O cara se estressou e resolveu xingar o governo de 5 décadas por estarmos parados no trânsito. Até aí, tudo bem. Eu também me irrito com isso. Eis que o cidadão me diz:

- Sabe o que é? Sou militar da Marinha reformado e agora ganho a vida assim. Opção, sabe? Fico pensando em cada coisa que a gente tem que passar neste mundo. Por exemplo, a senhora não acha que o período da ditadura foi a melhor fase que o país viveu?

Quase engasguei. Lógico. Como assim, meu filho?? Pirou? Bebeu gás??? Resolvi não falar nada pra ver o que ainda poderia sair daquela conversa.

- Mas por que o senhor acha isso? Tem muita gente que reclama...

- Só reclama quem mexeu com política, minha filha. Quem levava a vida honesta, dentro das regras, não tem do que reclamar. Mas tem uns insatisfeitos que se envolviam com a politicagem...

- É, mas existem registros de tortura, prisões, seqüestros...
- Minha filha, eu penso assim: se fez coisa errada, tem mais é que apanhar mesmo. Hoje se vive numa ditadura muito pior do que aquela dos anos 60...

- Hein???

- Hoje, se beber e dirigir, vai preso. Se jogar lixo na rua, paga multa. Se chamar um preto de preto, direto pro xilindró. Oras, se o preto é preto mesmo, qual o problema de dizer isso?? A vida tá muito mais difícil hoje em dia. Meu pai, por exemplo. Também era militar. Hoje ninguém fala nele e quando fala, é pra falar mal. Eu não entendo. Falar mal de um cara que lutou pela honra e pela ordem desse país??

- Hummm, mas o que seu pai fazia???

Enche o peito e diz:
-Ele era do SNI!!!! A senhora tem noção disso??? (e como tenho...) Ele deu a vida pelo SNI!!! E as pessoas insistem em dizer que ele era um fascista!! Esse povo não sabe é de nada. Bons tempos aqueles em que tínhamos presidentes como o Golbery, o Geisel e o Médici!!! Sem contar o melhor presidente que este país já teve: João Figueiredo.

- Ah sim, aquele que disse que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo??

- Ah, isso não é nada. O Figueiredo era um homem firme, de decisão. Essa declaração dele só comprova isso. Foram inventar essa coisa de "Diretas Já!", deu no que deu. A senhora sabe que eu fui chefe da guarda presidencial em Brasília por seis meses?? Protegi o que é, na minha opinião, um dos maiores adminstradores deste país: Fernando Collor de Mello!!! Nunca teve outro igual!!!!!

- O senhor acha mesmo?
- Ah, não venha me dizer que você apóia este analfabeto que tá no poder!!!

- Eu? Não tenho opinião formada a respeito. Odeio política. Só nasci na capital do país.

(Meus caros, no meu lugar vocês talvez teriam dito a mesma coisa. Estar num lugar desconhecido, dentro do carro de um maluco, não te dá chance de dizer o que pensa...).

- Então vamos falar de outra coisa. A senhora sabe, eu tenho um irmão que mora em Anápolis, no Goiás. Ele também é militar (jura??) e trabalha na Base Aérea, no Serviço de Pesquisas Ufológicas. Uma vez fui lá visitá-lo e como também sou militar, pude ter acesso a algumas coisas sigilosas...

- Ah é, tipo o que?

- A senhora acredita em extra-terrestre?

- Sei lá! Acho que sim. (Pronto, lá vem...)

- Ah, tem que acreditar. Eles estão aqui por todos os lados.

- Que nem no filme "Homens de Preto"?

- Isso. Aliás, quem fez aquele filme teve acesso a informações de Anápolis. Só pode. A senhora lembra do E.T. de Varginha? Pois é, aquilo tudo foi mesmo verdade. Criaram aquela chacota toda pra disfarçar a vinda deles pra cá, que foi descoberta... Sabe, na Base Aérea eu vi uns filmes. Eles têm registro de imagens de vários extra-terrestres que passaram por aqui. Eles são muuuuuito mais avançados do que nós!!!

- E é? E por que eles não usam roupa, andam em naves toscas e falam uma língua que ninguém entende? Porque se eles são tão mais avançados assim, já teriam feito contato de outra maneira... Quer dizer então que a gente vai estar esquisitos como eles daqui a uns anos??

- Quase isso, minha filha. Sabe o que foi que eu fiquei sabendo lá em Anápolis???

(Preparem-se, agora vem a parte mais legal de todas da conversa!!)

- Que toda a tecnologia desenvolvida aqui na Terra foi passada por eles pra nós!!!!

- Uai, mas como???

- Oras, eles chegam aqui, escolhem cientistas, abduzem eles e inserem a tecnologia na cabeça deles. Quando devolvidos da abdução, acham que sonharam com aquela tecnologia e vão lá e desenvolvem. Ou você acha que o Isaac Newton e o Einstein tinham condições somente humanas de criar tudo o que eles criaram??? Foram abduzidos também!!!

Chega, né gente? Minha corrida terminou aí e segui meu rumo. Um pouco assustada, confesso. Bateu uma séria dúvida sobre se deveria pegar outro táxi tão cedo. Precisei de tempo pra processar tanta informação de um doido só num único dia. E admito que passei a olhar pras pessoas muito inteligentes com certa desconfiança. Sei lá, será que não são todos marcianos??

Beijinhos de quem nasceu pra ser pára-raio de doido!!!

segunda-feira, agosto 18, 2008

Um clássico é sempre um clássico



Oiêêê!!!

Tudo belezinha? Depois de alguns meses "matutando" uma maneira de migrar o Milk Shake pro sistema Google, consegui, enfim, fazê-lo. Este é meu novo liquidificador, onde muitos milkshakes pretendem ser batidos.

E como o blog tem cara de velho, mas estrutura de novo, alguns dos arquivos de 6 anos de postagem ficaram no endereço antigo. Por isso, se você é uma pessoa saudosa, que adoraria reler algum texto daquela época, não precisa chorar. O endereço permanece existindo, embora sem atualizações. Deu saudade, é só clicar:


E já que estamos "recomeçando", aproveita e coloca logo o link desta página nos seus favoritos ou assina o feed, pra ser sempre avisado das atualizações:




Beijinhos com cheirinho de casa nova. Volte Sempre!