terça-feira, março 02, 2010

Doida a ponto de rasgar dinheiro? Nem tanto...


Todo mundo estranha, mas é porque todo mundo pensa igual. Só que quando eu digo que se ganhar na Mega Sena um dia vou trabalhar bo-ni-ti-nha na segunda-feira, ninguém acredita. E eu estou falando sério. Não é porque quero fingir naturalidade ou que não ganhei nada pra fugir dos interesseiros de plantão. É porque, simplesmente, não consigo me imaginar cheia da grana e sem trabalhar. Desculpaí, mas não consigo não. Então sempre me dizem:

- Mas Mayra, você pode trabalhar... mas trabalhar no que gosta.

E quem disse que eu não gosto do que eu faço???? E quem foi que falou que eu passei 12 anos na universidade fazendo 4 cursos e mais 4 anos estudando pra um concurso, o qual eu passei, para largar tudo porque agora terei dinheiro pra dar e vender? Eu não. Felicidade não se compra, já falou alguém um dia.

Ter dinheiro é bom, mas juntar o útil ao agradável é muito melhor. Já pensou poder viajar no final de semana pra jantar em Paris depois de uma semana cheia no trampo? Ser a primeirona a ter aquele carro lindo que acabaram de lançar e que você ficou louca quando viu o comercial na televisão... à vista? Tomar um porre e poder levar suas melhores amigas pra dar um rolé em Nova Iorque por sua conta naquele feriado que, antes de ganhar o prêmio, vocês combinaram que iriam passar gastando na Zé Paulino, em Sampa? Você aí pode me chamar de doida ou dizer que aindei bebendo gás. Mas eu digo e repito: eu iria trabalhar na segunda-feira bo-ni-ti-nha. Com um sorriso de orelha a orelha, é claro, não vou negar.

Recentemente, depois de fazer um jogo e sonhar, como todo mundo faz quando sai da lotérica, comentei que aplicaria boa parte do dinheiro, faria comprinhas com outra e ajudaria algumas pessoas com outro montante. Uns amigos do trabalho logo disseram:

- Ah, eu também faria isso. Mas pegaria o dinheiro e iria viajar por um bom tempo. Trabalhar? Nem tão cedo!

Parei, pensei e fiquei imaginando essa possibilidade. Viajar é bom. Dar um tempo de tudo e conhecer lugares novos também. Mas por quanto tempo? Acho que isso enjoa uma hora, né? E antes que eu me manifestasse, dizendo que estaria bo-ni-ti-nha fazendo login no meu computador do trabalho na segunda-feira, lembrei: estou em estágio probatório! E sabem o que isso significa? Que se eu ganhar na Mega Sena hoje e quiser largar tudo, é largar tudo mesmo!!! Não se some do mapa antes dos 3 primeiros anos de estágio. Não se pede licença (nem que seja sem vencimentos) nessas condições. E se eu enjoasse de saracotear e resolvesse voltar? Daria não. Teria jogado meus anos de estudo pela janela só porque virei milionária. Doida eu? Ah, muda o adjetivo porque você já me chamou disso hoje.

A gente surta de tal modo com todas as possibilidades que surgem quando vemos tantos zeros poderem fazer parte da nossa conta bancária, que uma figura certa vez me disse que se ganhasse na loteria, a primeira providência dela seria entrar no trabalho espalhando bofete na cara de todo mundo que ela não gosta. Eu hein. Faço isso não. Como disse o poeta, "a inveja é uma merda". Quer maneira mais sublime de fazer seus desafetos passarem raiva? Bate em ninguém não, colega, sorri gostoso e sai pro abraço: ganha na Mega Sena ou se conforma. Simples assim. Desse jeito, você continua levando sua vidinha boa, mantém as amizades e realiza seus sonhos sempre que eles surgirem. Ou vai agora querer me dizer que nasceu pra ser uma Paris Hilton e quer viver na futilidade? Diga isso e será uma pessoa rica, triste... e sozinha.

Beijinhos de quem não ganhou dessa vez e que chegou segunda-feira bo-ni-ti-nha pra trabalhar, sem que o mundo tenha se acabado por conta disso.