quarta-feira, outubro 07, 2009

As pessoas mudam quando mudam

Ilustração: Penelope Dullaghan


Perto de fazer 3 meses morando sozinha, andei percebendo algumas coisinhas:

1) Diferente de quando tinha vinte anos e tinha meu cantinho, não consigo mais sair de casa e deixar de fazer a cama. Não dá pra chegar morta de cansada e deitar num leito bagunçado. Um sinal de que os trinta fizeram alguma diferença? Talvez.

2) O ânimo pra fazer faxinas praticamente não existe. Já a ansiedade pelo dia que a diarista chega é de um tamanho sem igual. Do nível de largar a pia cheia de louça uns dois dias antes já que ela está chegando.

3) Acumular papéis, badulaques e objetos desnecessários já não tem a mesma importância. Começo a ver coisas "sobrando" pela casa, vou jogando tudo no lixo sem dó nem piedade. Espaço limpo é bom e eu gosto.

4) A animação de ir pra cozinha experimentar novas receitinhas só cresce. Comprar temperos diferentes e procurar na internet o que fazer com eles é pura diversão. Chamar os amigos pra servirem de cobaias, idem.

5) Atender telefone e campainha só quando der vontade. A ansiedade de saber quem me procura é praticamente mínima quando não estou a fim. E se tiver em casa de ressaca então, nem me importo de fingir que estou dormindo ou tomando banho. Abstraio mesmo. Desculpaê.

6) A incapacidade de cuidar de plantas continua a mesma. Esqueço que existem e quando lembro de molhar já estão mortas ou definhando. Até cacto eu já consegui matar de sede. Mas a paixão pelas flores de plástico tem aumentado muito. Meu lado kitch-brega-cafona aflorou nos últimos tempos que foi uma maravilha. E é assim que vou enfeitar as floreiras que ficam penduradas na janela do meu quarto. As flores de plástico não morrem.

7) Pago TV a cabo só pra desencargo de consciência. Usar mesmo, uso muito pouco. A disposição pra ligar a televisão tem sido cada vez menor. Já faço o favor de trabalhar em uma emissora e passo o dia todo com vários aparelhos ligadas no pé do ouvido. Quando ligo o meu, geralmente vou pros canais de música. E nem me irrito quando chove e sai tudo do ar porque deu pau na parabólica.

8) Descobri que forno de microondas é para os fracos. Tenho mania de ligar o forno a gás pra esquentar ou descongelar algo e só depois lembro que poderia ter feito isso de forma mais rápida. Tá, a pessoa é meio passada. E vamos combinar que o sabor muda, né? Microondas hoje serve de grande relógio de cozinha na minha casa. Nem sei direito pra que eu comprei um. Mas deixa ele lá, se não existisse, estaria sentindo falta com certeza.

9) Tomar café da manhã sozinha é mais chato do que fazer as outras refeições. Tenho tentado deixar tudo semi-pronto e arrumado na noite anterior. Até cuscuz eu arrisco providenciar de vez em quando. Se consigo me alimentar direitinho antes de ir trabalhar saio feliz. Quando tenho preguiça e saio de estômago vazio, fico querendo brigar comigo mesma por ter feito tamanha besteira.

10) Pessoas que moram sozinhas não fazem suco no liquidificador (a não ser de polpa); não se importam de andar nuas pela casa; tomam água no gargalo quando querem; têm mais cerveja, chá e suco na geladeira do que comida e; nunca, nunca, nunca mesmo falta gelo nas fôrmas.

E ninguém morre por conta disso. Eu, pelo menos, não. Sou muito feliz assim, viu? Muito mesmo.

Beijinhos aquecidos no microondas, já que é necessário usá-lo pra alguma coisa nesta vida.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mayra,
vc escreve muito bem! me fez rir à beça! realmente quem mora sozinho tem várias manias!!! kkkk! continue escrevendo! beijokas, Marina

Renata disse...

Por que suas plantas morrem mas de vez em quando é legal ter flor em casa: www.anavilhana.com.br
Beijo

Unknown disse...

Esse negócio de ter seu próprio canto é o seguinte: Se tá ruim ou bom, é culpa sua! E isso é muito bom.

Unknown disse...

Só uma coisa eu não entendi: o que é arrumar a cama? É quando ela quebra o estrado, o pé ou algo assim?

Valquíria disse...

Minha cama fica sempre arrumada para eu dormir... nem ouso deixá-la de outra maneira kkk

Juliana Borges disse...

Nossa,, deu até vontade de sair de casa lendo esse seu post, Mayroca!
Saudades de ti!
Beijos!

Unknown disse...

Estou curioso para conhecer os seus dotes culinários. Faria um peixe e me convidaria? Levaria flores e sobremesa.

Papai disse...

Acabei de entrar no milkshake e me identifiquei em quase tudo, menos nas plantas, que têm merecido de mim uma atenção toda especial (afinal não tenho bichos em casa e elas são ótima companhia, porque não falam nem fazem cocô).

Com o resto, concordo em tudo. E já que gosta de cuscus, que tal uma receita de cuscus pra microondas, sem precisar de vapor? É rápido, prático e eficiente. Foi desenvolvida pela dona Zil, lá da TV, nossa competente copeira. Fica bom, o negócio. Ela prepara a massa, bota num pirex (ainda existe isso - é marca? - ou é só o nome do recipiente de vidro resistentente?) e tome micro por uns dois minutos. Fica legal que só.

Beijos.

Willy disse...

Minha cama continua sem fazer e eu já conto 32. O segredo é o mesmo desde 2003: lençóis de elástico bem agarradinhos ao colchão. A coberta é uma colcha de solteiro que não compromete o visual asseado. A preguiça continua a mesma. Ou maior.

Patrícia Burgos disse...

Ai, achei que só eu tinha conseguido matar cacto... Eu estou procurando apê e não sei se vou morar sozinha ou ter que dividir, mas quando conseguir mudar de endereço (que tem que ser nos próximos 30 dias), com certeza vou mudar internamente também.
Quando você vai vir me visitar?

Beijinho from BCN