sexta-feira, julho 17, 2009

Minha Casa, Minha Vida

Ilustração: Penelope Dullaghan

Sempre gostei de coisas de casa. Quando morava sozinha já tinha um prazer enorme de procurar apetrechos e utilidades do lar bacanas pra enfeitar minha casinha. Se já era assim antes, imaginem agora, que tenho mais possibilidades de escolher como quero que tudo fique.

Naquela saída de casa aos 21 anos, fui morar com um amigo que já tinha o apartamento mobiliado. Levei de mudança apenas meu quarto e nada mais. Saí de lá pra alugar outro apê com outra amiga e foi aí que começamos a comprar coisinhas. Mas como nós não tínhamos muita grana, herdamos das famílias e amigos tudo o que pudemos. E fizemos um chazinho de casa nova pra completar o que faltava.

Com essa história, "minhas casas" sempre tiveram minha cara, mas nunca meu gosto. Explico: Era um sofá que alguém me dava, com estantes que mamãe não usava mais, a mesa de vidro que papai me emprestou e cadeiras compradas em algum bazar. Ou seja, os apartamentos eram lindos, aconchegantes, mas praticamente um Frankstein!

Agora estou curtindo escolher meus mimos, meus móveis, a cor da parede que quero colocar. Passo pela rua do Beirute, conhecida como Rua das Elétricas e fico pirando nas luminárias que podem vir a decorar minha nova casa. E passear no shopping de lojas de móveis e querer tudo o que encontro pela frente? Vou ter que arrumar um apartamento um pouquinho maior se continuar surtando assim...

E como eu sou bem filha da minha mãe, ela entrou na empolgação junto comigo. Já me deu presentes ótimos pro meu novo lar: um frigobar retrô vermelho, uma escultura assinada do Romero Britto e uma caixa de ferramentas que é um jogo de bar, com direito à coqueteleira em formato de pinguim, porque eu mereço. E como eu não posso deixar de contar com a ajudinha dos amigos, já tenho uma lista pronta pra enviar quando for fazer meu chá de casa nova. Sim, porque se eu for comprar tu-di-nho que uma casa precisa de uma vez só, vou à falência. E quinquilharias de cozinha vindas dos amigos deixam tudo muito mais divertido.

Agora, já pensaram que luxo não vai ser o meu cafofo? Presentinhos de mamãe, da família e dos amigos. Somam-se a isso uma mesa tulipa do designer finlandês Eero Saarinen (sonho de consumo há anos que consegui realizar), com tampo em mármore de carrara e cadeiras de acrílico de Charles e Ray Eames. Sim, eu sou luxo só. Fico só imaginando onde vai entrar cada detalhe, se coloco a obra de arte linda-e-maravilhosa no aparador ou em cima da mini-geladeira anos 50. Se o tapete será preto ou se uma parede vai ter bolinhas, como eu imaginei desde o início. Se a gravura show-de-bola do artista espanhol Tomás Viana fica na sala de jantar ou na sala de estar. Oh dúvida! Oh vida!

Se todas as questões do mundo fossem assim, a gente tava feito, né? A parte engraçada é que eu já tenho todas essas coisas e ainda nem fechei o aluguel do apartamento. Ansiosa? Sou sim, e muito. Precipitada? Nem tanto. Sou mesmo é gente boa, sabe. Eu sou tão legal, mas tão legal que convenci o proprietário do apartamento de pintar o apartamento do jeito que eu quero sem sequer ter recebido ainda minha documentação pra fecharmos o negócio. É que o negócio já tá mais que fechado, minha gente. E como diz minha amiga Pri, este será o meu castelo. E já tenho a certeza de que o tapete vermelho já foi estendido pra me receber.

Beijinhos super ansiosos, prontinha pra receber as chaves da porta da esperança.

13 comentários:

Juliana Borges disse...

Opa... tô super a fim de pegar uma Stella Artois no frigobar vermelho retrô. A-DO-RO retrô. Aliás, acho que vou te contratar pra ser minha house stylist quando eu for morar sozinha...

Mayra Cunha disse...

Ju, eu também A-DO-RO retrô. Não fosse assim, não tinha mesa tulipa, cadeira de acrílico... rsrs. Vamos combinar esta Stella em breve, viu? O cafofo é pequeno mas é igual coração de mãe: tem espaço pra todo mundo (em parcelas, claro)! Bjs.

Vanessa disse...

Escultura de Romero Britto? Como assim? Ai, que invejinha boa! kkkkkk... Eu AMO tudo que ele faz! Ganhei alguns mimos da irmã quando morei sozinha, mas não temos cacife para peças maiores/melhores, rs... Mesmo assim, ainda comprarei alguns quadros e gravuras que são meus sonhos de consumo! :)

Bom "recomeço" para ti nessa nova fase! Decorar nosso cantinho é bom demais! Beijo.

Adriana disse...

Como você é chique mulher!!! rsrs Amei o frigobar, a escultura, a coqueteleira... tudim... Pode chamar pra apreciar pessoalmente que eu vou, viu? ;)
Beijos, Drydi

Pri disse...

Amiga, tô vendo a hora de você botar os móveis na porta do apê pra fazer uma pressão pro povo desocupar logo... hihihihihi

Parabéns, viu!

Beijo!

Luciana disse...

Parabéns pelo castelo. Vai rolar cerva na máquina de lavar???
Bjs

Anônimo disse...

vou colaborar na sua casa nova viu..
olha
vota lá no rei da música alternativa...
http://edx30.wordpress.com/
Beijos mayra

Luciane Serra disse...

Mayra,
tudo lindo de morrer! Vc merece!
Bjs!

Flávia Magalhães disse...

Mayra: acredito que o sucesso - mesmo que entre poucos, o que não é o seu caso - e a simpatia por um blog começam pelo nome, pelo visual, o quanto tem a ver ou não com o blogger em questão.

Mayramilkshake é ótimo, engraçado e, o mais importante, é autêntico. Gostei do seu 'perfil', do design e da sua habilidade com as palavras!

Um beijo e tudo de bom!
f.

Unknown disse...

Olhe, em cima desse frigobar você vai colocar no máximo um pinguim, hein! Não me assusta. Hum! Alhos nos alhos e bugalhos nos bugalhos.

Wilson Natale disse...

Caríssima Rainha do Lar: Vou ver se encontro um liqüidificador (pelo tempo é liqüidificador mesmo) igual ao que está no Milk-shake e te mando. Mando, se achar, uma enceradeira, um aspirador Walita (risos|). Não esqueça de pendurar na parede onde está o fogão, um paninho de algodão com a inscrição: Meu Lar, Meu Castelo!. Não esqueça também de colocar um porta-chaves pedurado na sala, com os dizeres: Hei de Vencer! Atrás da porta, por via das dúvidas, coloque uma grande figa de guiné, vermelhona. É chic demais! E, por favor, nunca, mas nunca mesmo, coloque aquele pote de biscoitos, em forma de vaquinha quem quando a gente abre ela faz mú, múúúú!
Mayra, te envio um mundo de enrgias positivas de luz para iluminar o seu cafofo. Que não seja uma casa somente. Que seja sempre um LAR. Abra/beijos. Wilson.

Marcio & Mercia disse...

Oieee... Voce pode me dizer de quem sao as cadeiras ao lado da meso tulipa?
Obrigado

Mayra Cunha disse...

Vixe... não sei de quem são aquelas cadeiras nã. Lindas, né? Abs.