segunda-feira, abril 19, 2010

Que leitE quentE, tchê!


Recentemente viajei bastante a trabalho. Estive em Fortaleza, Rio, Porto Alegre e Curitiba. Nessas viagens a gente rala muito, dorme pouco e ainda se diverte com a equipe. Se não relaxar, não há trabalho que dignifique o homem, não é mesmo?

Mas eu preciso desabafar (sob risco de ser apedrejada, eu sei). Estive pela terceira vez na minha vida na capital gaúcha e, infelizmente, ela não conseguiu me encantar de novo. Nada a ver com meu trabalho, que correu bem e deu tudo certo. O lance é o charme de Porto Alegre, ou a falta dele, não sei. Se existe, preciso descobrir. Já tentei entender o que é que a cidade tem pra oferecer e não consigo ver nada que me faça querer voltar, com todo respeito aos nativos de lá. O rio Guaíba e suas proximidades parece ser o único cartão postal da cidade. O centro está descuidado, sujo e sempre muito escuro e sombrio. As ruas estreitas e os altos prédios dão uma sensação de opressão que eu não consigo me adaptar. Vai ver é porque eu sou de uma cidade ampla, com muito verde e sem arranha-céus. Será?

Conheci Curitiba no carnaval deste ano. Depois de muito ouvir falar (bem) de lá, estive por uma semana numa das cidades mais bem organizadas em que já estive. Bem organizada e bonita. Curitiba é arejada, limpa, agradável. Quanto aos curitibanos, não sei dizer. Mesmo ficando por lá 8 dias não conheci nenhum. Neste último final de semana retornei pra trabalhar e tive e mesma impressão de antes: Curitiba é o máximo! E acho que essa impressão ficou ainda mais presente por chegar lá vindo de PoA. Acho que rolou um choque cultural, sem querer ofender os gaúchos. A capital do Paraná só perde pros pampas no quesito "beleza-e-simpatia-das-pessoas", o que é um fator importantíssimo, vamos combinar.

Eu sou uma pessoa positiva, sabe? E me proponho sempre a insistir até que a coisa se resolva. Faço isso com tudo em minha vida. Não sei se é otimismo ou teimosia. Só sei que não desisto fácil. E como eu sou insistente, ainda quero voltar a Porto Alegre pra conhecer a tal cena musical de que tanto falam. Rock and roll na veia? Não vi muita coisa. Mas dá pra notar que as pessoas têm uma certa atitude diferente dos outros lugares. Bairrismo? Talvez. Até porque lá é o único lugar do país onde se toca o hino do estado antes do hino nacional e todos os presentes cantam em alto e bom som. É de emocionar, confesso. E eu nem sei o hino do DF, pensem... E você, sabe o hino do seu estado na ponta da língua?

Beijinhos de quem quer iniciar uma sequência de viagens a passeio.

12 comentários:

Nana disse...

ó, da próxima vez que for a poa, me fala com antecedência. minha irmã morou lá por muitos anos, sei de lugares bárbaros pra ir, passear, comer, beber, comprar...
bjs

Polejack disse...

nah, nem esquenta. Poa nao eh divertido mesmo! Estive lah por varias vezes e sempre a caminho de Rio Grande e Pelotas que sao bem amis diveridas. O interior do RS eh o must! Gosto muito.
Curitiba tem um dos poucos festivais de musica rockabilly e por isso a cidade tem todo meu respeito. Existem por lah algo como trocentas bandas de billy! Disso eu gosto. Alem do fato, eh claro, de ter sido lah e em nenhum outro lugar que eu tenha visto, ouvido e sentido o Pixies. Alias, o povo de lah eh tudibom! Inclusive os que moram em BSB!

Arthur Crispin disse...

Em Pernambuco se toca o hino do estado antes do hino nacional. E às vezes, só o hino do estado.

Andre S. J. disse...

Eu acho as paranaenses lindas. hehehe

Hino do Estado? Isso existe? rs...

Eu sabia cantar o do meu colégio. ;)

Beijão.

Henriette disse...

Eu sei cantar o hino do Acre!!! E olha que só morei lá até os 14 anos. A gente cantava na escola também, junto com o hino nacional! O Acre existe, minha gente! Mesmo que só saia notícia de desgraça de lá, o bairrismo também é forte, pois nós somos bem orgulhosos do nosso estado! E, apesar de ter morado 15 anos em Brasília e amar essa cidade, eu não sei cantar o hino do DF! Ai ai ai...

Kinha disse...

"Salve ò teeerra dos altos coqueiros
De belezas soberbo estendal
Nova roma de bravos guerreiros
Pernambuco imortal imortal." ;) - e nem precisei ir no google.

Amiga, eu gosto muito de POA, mas tenho família lá o que deixa tudo muito mais fácil. As pessoas de lá são sim mais fechadas o que causa um estranhamento à pessoas mais "dadas" (opa!) como nós. Como toda vez que vou faço passeios em família fica difícil fazer uma crítica. A cidade em si era bem limpa, mas tem 10 anos que não vou lá então nem posso falar nada.

Agora o interior do RS é um espetáculo. Caxias do Sul, Pelotas, Gramado, Canela, e outras são belíssimas, e os cafés coloniais e as galeterias e churrascarias eram, na época, ótimas pedidas para almoços e lanches carregados de comida boa. Enfim, é isso. Volte lá e pergunte-me como! hahahaha

Mayra Cunha disse...

nana, vou lembrar de vc na próxima vez.

dedei, eu acho que o estado é interessantíssimo. conheço apenas a região da serra, passo fundo e cruz alta e gostei de todas elas. só porto alegre que ainda não conseguiu me seduzir. mas tá em tempo...

arthur e henriette, tô orgulhosa de vcs. eu nunca nem cantei o hino do df... que dirá decorei!

andré, segundo o veredito da equipe que viajou comigo, as gaúchas são mais bonitas que as paranaenses. e eu concordo.

kinha, vou precisar de uma consultoria sua pra próxima ida... com certeza. agora, ir pra recife é muuuuuuuuuuito mais legal, néam?? kkkkkkk.

bjs.

Pedro A. Borges disse...

Eu que morei ano passado no sul, posso dizer que lá se trata de UM OUTRO PAÍS. Principalmente pra quem é de Brasília, e tem raízes com o povo do nordeste, a adaptação pode ser difícil.

Mas com o tempo, você começa a sacar a do pessoal de lá, e percebe que é um povo do bem, igual ao do resto do Brasil.

Ana Chalub disse...

bom, eu não conheço poa, mas dizem que a cena underground e rock'n'roll é foda. bora descobrir? e, com relação a curitiba, acrescendo que os curitibanos são legais e merecem a bela cidade que têm!
bjos!

Wilson Natale disse...

Mayra: O gaúcho vê o Rio Grande do Sul, não como um Estado, mas um país.São apixonados por suas tradições. Porto Alegre tem muitos encantos, mas é preciso vencer a ciumeira que os portoalegrenses têm por suas coisas.O povo é tímido, não fechado.E o interior do estado é uma festa das nações e metade da minha família - a italianada - vive por lá. E é bom demais visitá-los! O Paraná, então, inteirinho é tudo de bom! Eita diversidade da boa!
E quero ver "faiz favô" o seu próximo "post" sobre os Cinquentão de Brasília!Ela merece.
Bom te ver de volta e cheia de enrgia!
Beijos sabor meu Brasil brasileiro.
Wilson Natale

Valquíria disse...

Mayrinha,

Quando eu morava no Rio de janeiro, tínhamos de cantar o hino da escola, imagine? E de tanto cantar todo dia, é claro que eu e meus irmãos, até hoje, ainda a sabemos. Cultura inútil? Acho que não porque virou um hit dos tempos de criança e de quando nossas precupações eram a de brincar e correr no recreio rss. Bjos!

Anônimo disse...

Oi, Mayara. Não lhe conheço, apenas estava passando pelo seu blog e me chamou a atenção os aspectos de suas impressões de Curitiba e Porto Alegre. Bem, sou portoalegrense e moro em Curitiba há 5 anos.

Foi interessante o destaque de ambiente versus comportamento sobre os dois lugares.

O gaúcho é mais expansivo realmente e o curitibano é mais na sua, mas depois de conviver mais com os dois, me parece que o gaúcho excede um pouco, mas o curitibano é mais acanhado, mas respeitador.

O cenário de Porto Alegre acaba sendo mais interessante quando se mora lá, mesmo porque todo o envolvimento cultural se dará no convívio com as pessoas. A cultura local que inclui a música, teatro e outras vertentes da arte que ganha outros ares sobretudo no outono e inverno em que aquece mais os ambientes e as pessoas.

No alto de uma das torres da Casa de Cultura Mário Quintana o pôr do sol do Guaíba fica ainda mais bonito em que você poderá degustar um bom vinho ou um café.

Abraço pra você.

Eduardo