quinta-feira, abril 22, 2010

É porque eu gosto taaanto de você


Eu tenho inveja de Brasília.

Porque ela cinquentona é cheia de curvas e retas que eu aos 34 anos não tenho.

Porque é moderna, arrojada e espaçosa. Se eu me atrever a ser tudo isso junto vou ser chamada de piriguete. Ela não.

Porque sua lógica urbanística é feita de letras e números e eu adoro não ter que decorar nomes de ruas e avenidas. Planos cartesianos fazem mais sentido na vida das pessoas.

Porque não tem esquina. Tem cantos e isso é suficiente. E não tem travessas nem cruzamentos.

Porque acolhe sem preconceito nativos de todos os estados do país. E faz dos nascidos nela, pessoas que se interessam em conhecer o resto do Brasil.

Porque daqui, todos os caminhos levam para Unaí. Eu não sei o que tem lá, mas sei que é fácil de chegar.

Porque tem personalidade a ponto de quem a visita pela primeira vez amá-la ou odiá-la. Odiou? Volta pra casa, simples assim.

Porque aqui não se buzina. Odeio cinquentonas histéricas.

Porque é poderosa. E sim, pode tudo.

Porque é um avião. Precisa dizer mais? Fiu-fiu!

Porque tem vias largas, eixos que se cruzam e monumentos magníficos que deixam quem a vê pela primeira vez boquiabertos.

Porque tem um pôr-do-sol ci-ne-ma-to-grá-fi-co. E não adianta dizer que o da sua terra é mais bonito. Não é.

Porque tem um clima muito doido. No entanto, nos manda pra cachoeiras nos arredores na seca e nos faz reunir os amigos na época de chuvas.

Porque tem o maior mastro em aço de bandeira do mundo. E a menor sala de cinema do mundo também.

Porque tem o Beirute, o Xique-Xique, o Careca e a Pizzaria Dom Bosco. Atóóóro ir pra lá quando na dúvida do que comer e do que beber.

Porque tem um foguete no Parque Ana Lídia que todo mundo brincou quando criança.

Porque tem a presença do JK pra todo lado. E eu gosto do JK.

Porque aqui é a cidade do rock, a cidade do chorinho e a cidade da esperança.

Porque aqui se pára na faixa de pedestres, inclusive pros Dragões da Independência atravessarem.

Porque ver batedores na rua (des)organizando o trânsito é lugar-comum. E encontrar o Presidente da República em eventos também.

Porque é ótimo dizer "tô na ponte" quando ainda nem saiu de casa. E porque tem uma ponte linda que imita o movimento da pedrinha quando jogada na água.

Porque eu me emociono até hoje quando desço a Esplanada no fim da tarde, com a luz linda depois de uma chuva e vejo que a maquete criou status de cidade grande.

Porque foi a cidade que meus pais escolheram e acolheram como deles. Porque eu nasci aqui, fui criada aqui e não faz parte dos meus planos ir embora tão cedo.

Pensando bem, acho que não é inveja não... é admiração. Muuuuita admiração.

Beijinhos de "é pique, é hora, rá-tim-bum" pra essa cidade linda!

11 comentários:

Andre S. J. disse...

É pique???? rs...

Sempre ouvi e cantei "big". Meus Deus! Paguei mico a vida inteira. rsrsrs

Parabéns para você e para a cidade.

Beijos.

Papai disse...

que textinho mais danadinho de bonitinho, sô!

parabéns!

Neto Sousa disse...

beleza pura...quando te leio sinto cheiros, gostos e cores....adoooro...bjs batidos com chocolate...

Polejack disse...

Cherrie parabens pela foto! Adorei o casal de candangos mirando a majestosa nova capital. Essa cidade eh phoda!

Rubens Amaral disse...

ADOREI O TEXTO. ACHEI SUPERCHATO AS OPINIÕES VEICULADAS NA FOLHA COM UM POVO AMARGO QUE NÃO GOSTA DA CIDADE

Aline Castilho R. disse...

Que facilidade em escrever bonito!!

A mistura de suas palavras tem sintonia perfeita, adoro ler seu blog, tudo que escreve é de uma inteligencia e originalidade fascinante, até as piadinhas q você faz, é engrçado como sem te conhecer já passamos a entende-la.
Parabéns

Wilson Natale disse...

Lindeza de texto! Nele, a síntese de uma cinquentona linda e poderosa que brilha e brilhará pelos séculos. Faltou dizer que, com o passar do tempo,acrescentou-se-lhe mais três adjetivos somados à esperança e futuro. Agora ela se veste também de lembranças, memórias e saudade. Aos que vieram, aos que ai estão, aos que virão, os meus parabéns! Pois a beleza de uma cidade, mais que pedras e concreto é feita pelos que nela vivem.
Abração e beijos sabor bolo de aniversário deste Paulista que ama cada cantinhos destes muitos Brasís e que se julga dono, de fato e de direito, de cada um deles.
Parabéns, Mayra.
Wilson Natale

Mari disse...

Adorei! Homenagem merecida a melhor cidade de se viver (e olha que qem fala já rodou...rs!) Amo Brasília e sou filha dela como você, né Mayroca?! Parabéns Brasília!!!

Unknown disse...

Bela homenagem!

Manuela disse...

Sensacional! Adorei a parte de Unaí e nunca me toquei do movimento de pedrinha na água! Seu blog é uma pausa restauradora, melhor que ginástica laboral! Beijo!

Anônimo disse...

Willy Moura curtiu isto.