segunda-feira, maio 03, 2010

Por isso é que eu canto e não posso parar


Tenho saudade do tempo em que eu assobiava e chupava cana. Do tempo em que eu não tinha tempo pra nada e ao mesmo tempo arrumava tempo pra tudo. Dois empregos, uma faculdade, curso de inglês, cursinho pra concurso, academia, namorado, vida social... ufa! Ah, e eu ainda alimentava diariamente com textos criativos este adorável blog.

Tenho saudade do tempo em que eu conseguia pôr em prática meus vários projetos. Do tempo em que sentia tesão em inventar mais sarna pra me coçar e rir porque ninguém imaginava que que eu daria conta do recado. E eu achava a coisa mais normal do mundo porque sempre dava certo. Afinal, sempre fui assim.

Tenho me sentido estagnada. Velha. Ando cansada, bem cansada. Não sei o que está havendo. Há alguns meses me vejo tentando colocar tudo o que tenho vontade em prática mas não consigo. Eu-não-consigo, entendem? Administrar meu tempo tá difícil. Ou melhor, o excesso dele. E então me dei conta de que não sei lidar com tanto tempo livre. Você consegue? Parabéns pra você. Eu não.

Hoje me gabo por trabalhar somente até as 14h30. Muitos morrem de inveja e não se contêm em dizer isso pra mim. Imaginem... saio do trabalho com o sol ardendo, horário comercial sobrando pra resolver coisas, dias lindos, tempo pra ir ao cinema, ler um bom livro, escrever no blog, malhar o corpinho-de-mulher-de-30-anos, encontrar os amigos, fazer novos cursos, experimentar aquela receita nova na minha cozinha. E sabem? Eu não faço nada disso. Vez ou outra ainda arrisco uma coisinha aqui, outra ali. Entro no meu cafofo, ponho uma camisola e vejo o tempo passar. Enrolo e me enrolo que não produzo nada. E isso me dói.

sofrendo. E sei que a única pessoa capaz de mudar tudo isso sou eu. Não é preguiça, não é indisposição. E eu não sei o que é. Quero arrumar minhas gavetas, quero jogar meus papéis fora, quero organizar minha vida e meus pensamentos. Quando a coisa acumula e me vejo incapaz de me mover, só consigo chorar. E choro como um bebê, então me escondo ainda mais dentro do meu mundo. Um mundo que não gira. Isso tem me causado uma tristeza profunda. Essa incapacidade de me administrar está me matando. Cadê a Mayra que sempre esteve aqui???

Acordo todos os dias cheia de energia pra ir trabalhar. A energia que sempre tive pra muitas coisas. Dou o melhor que posso enquanto estou na labuta. Até esqueço os minutos que se contam pra bater o ponto ao ir embora. Eu gosto do que faço, já disse isso aqui. Mas não consigo pensar em me ver com essa atual rotina nos próximos meses, próximos anos. Será que preciso de uma catapulta pra me projetar pra frente? Nunca fui assim!!!

Isso é um desabafo. Uma maneira que encontrei de dizer a mim mesma: Mayra, levanta essa bunda daí e vai correr atrás dos seus sonhos!!! Cadê o mestrado que você se prometeu fazer? Cadê aquele curso de culinária que você queria tanto? Cadê o curso de inglês que você não terminou até hoje? Cadê os projetos da fotonovela, dos textos do blog e de tantas outras coisas que você já listou e quis realizar? E aqueles livros todos que você comprou num último surto de consumo que estão criando teias de aranha na sua prateleira? Está tudo engavetado na estante do esquecimento.

E hoje eu acordei determinada. Certa de que chegou a hora de pôr um ponto final nesse marasmo. O final de semana foi meio triste. Tentei me movimentar e não consegui. Fiquei mais triste ainda. Chorei muito. Conversei com amigos, com minha prima querida, que me disseram palavras que me fizeram querer levantar hoje da cama, assobiando e chupando cana como eu sempre fiz. E eu resolvi que já passou da hora de recitar como um mantra aquela frase da música do Chico Science que eu sempre gostei: "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar".

Atenção, mundo, aqui vou eu.

Beijinhos de injeção de ânimo porque o mundo precisa girar e eu não posso ficar parada vendo isso acontecer da minha janela.

17 comentários:

Unknown disse...

Esse é o espírito!

Valquíria disse...

Oi Mayrinha,

Quando a gente vira servidor público fica fácil a estagnação mesmo rss. Mas é isso aí!!! Um passo de cada vez e rumo aos seus sonhos e novos objetivos. Boa sorte e eu estou aqui, do seu lado, para te apoiar sempre!
bjokas,
Val

Guilherme Miquelutti disse...

Te entendo um pouco.

Só não me aborrece tanto não colocar os meus projetos em prática como como aborrece você.

Mas são momentos. Já me senti assim e provavelmente me sentirei novamente assim no futuro. É angustiante

Mas agora eu quero mais é relaxar, hehe.

Beijão

Dona Baratinha disse...

Queria poder estar aí para te dar um beijo e uma abraço e sussurrar no seu ouvido um "força na peruca". Tem horas que o mundo pára também, e ando me sentindo muito como vc.

Te amo, amiga.
Cadê tu aqui em Recife, hein?

Papai disse...

É o primeiro passo pra sair da lerdeza. Gostaria de sugerir um objetivo: seu livro, com uma seleçao dos melhores posts, revisados. Aposto que o pessoal vai gostar. Bjs

Andre S. J. disse...

Olha, sabe que eu fui abrindo mão de várias atividades para ter mais tempo e estou na mesma situação que você?

Não executei quase nada do que me prometi.

Mas vamos mudar esse quadro. Muita força aí!

Beijão.

karneto disse...

Não tolero.
E eu que tava pensando em suicidar alguém, pensando que isto só tava acontecendo comigo!
Agora vou ficar mais tranqüilo e ter a certeza que é só uma deprêzinha momentânea
Saia da frente que La vai eu e a Mayra, arree eguaaaa

Carol Nogueira disse...

Mayroca, isso é o que acontece quando a gente sai da engrenagem da rotina... É uma questão de organizar a cabeça, escolher onde se quer chegar... e ir! Beijo desejando toda sorte do mundo!

Wilson Natale disse...

Mayra, dearest: Como eu sou "alguns dias" mais velho que você, eu posso dizer que passamos a vida administrando o "tempo de menos", onde vivíamos, conquistávamos e ainda inventávamos coisas para fazer. E, que coisa boa: era um tempo de improvisos e adaptações, de deixar acontecer, rolar...A vida era vivida intensamente,pois o "tempo não parava".
Mas, um dia, de repente, a vida nos faz essa desfeita: Dá-nos tempo, tempo demais.Tempo para não fazer nada, tempo para deixar o hoje, o agora para amanhã - um amanhã que nunca chega... Tanto tempo que a gente até esquece de adminstrá-lo. E, então,a gente enlouquece. É que falta alguma coisa. Falta a falta de tempo!
Então Mayra, acostume-se e vá em frente.Faça tudo aquilo que você, um dia, não teve tempo. Reinvente-se nesse todo tempo do mundo. Mas, não faça isso amanhã, ou na segundona. Faça hoje! Viva e deixe a vida "rolar".
Beijins sabor vida-nova em folha.
Wilson Natale

Z disse...

Mayroquinha, chora não.Passei por coisa parecida e parece que todo mundo passa heim. No meu caso foi um choque tão grande de rotina que, mesmo sem dever nada a ninguém, de repente eu saquei que rolava lá no fundo uma mistura de culpa e vergonha de ficar metade do dia fazendo NA-DA. Eu que trabalhava que nem uma doida. Até que diagnostiquei o ridículo e taquei o foda-se. Ah peraí né.Me libertei daquela vida vulgar! Quando via,já tinha feito um monte de coisa. Hj to eu aqui de novo, pirando o cabeção, morrendo de saudade do meu sofá. Mea culpa.
Manda bala! Beijocas, Eneida.

Unknown disse...

Você disse que completou um ano que assumiu seu meio expediente, né isso? Era ressaca? Pois passando a rê bordosa vem a nova festa. :)

Raquel Aviani disse...

levanta sacode a poeira e dá a volta por cima
estou aqui pro que der e vier !!!
beijao

71 Highway disse...

Concordo com o Papis ai Mayra..eu acompanho o seu blog desde ...puts 2005?! Caracolessssssssss....jah fui a BSB com a intencao de te conhecer...
mas sempre me enrolo roda e nao mando e-mail a tempo...afinal,vc faz parte deo meu free time na "net"...to indo em BSB em na segunda semana de junho..vc vai estar por ai?
Hey yo..let;s go....keep on moving my friends...
besitos!

Tia Leo disse...

Mayroca,

É, eu ia sair do e-mail mas apertei a tecla errada.
Fiquei um tempão pensando o que lhe dizer, depois que li, aos prantos, o seu blog.
Tem uma música, acho que é do Milton, que diz "certas canções que ouço, cabem tão dentro de mim, que perguntar carece, como não fui eu que fiz?".
Você deu grandes passos, se expondo, sendo tradutora do sentimento, tenho certeza, de uma porrada de gente e decidindo romper com esse ciclo.
E é isso mesmo, temos que dar passos....
Um grande e carinhoso beijo,
Tia Leo

Mayra Cunha disse...

Queridos todos,

obrigada pela força. Estou sim tentando sair desse buraco em que essa "alice" aqui se enfiou e não consegue voltar. Tô tentando. Tô começando a me organizar. Tô querendo muito voltar a abraçar o mundo com as pernas, como sempre fiz.

Foi um ano de pausa, estou tentando ver assim. Uma pausa que eu me permiti viver mas que alcançou seu dead-line. E eu preciso de prazos pra viver. Prazos pra tudo, horários pra cumprir e falta de tempo pra me organizar melhor.

Eu vou conseguir. Ou melhor, já estou conseguindo. Daqui a pouco vocês vão ter que marcar horário na minha agenda pra conseguir me ver... vão encontrar! Vâmo que vâmo!!!

Beijo grande em vocês!

Mayra

Unknown disse...

aqui tem colo de duas primas do coração!

Unknown disse...

Mayra, querida,

Nesses dias eu estava desse jeito, sem energia pra nada... resolvi procurar ajuda. Estou fazendo sessões de terapia Body Talk, tomando florais, e outras coisinhas que me ajudam a reconectar com minha essência. Acho que estamos em fase de amadurecimento e transformação, assim como a cobra que troca de pele, tem dor e tem choro. Então, se tiver que chorar, chore, faz bem ao espírito, lava a alma, expurga as energias em excesso que não nos serve mais. E se reconecte com seus objetivos de vida. A ideia do seu pai é ótima, e você sabe que serei a primeira compradora do seu livro de posts. Estou aqui sempre. Me liga para combinarmos um encontro, uma conversa boa. Tenho saudade e também tenho tempo livre! Beijos amiga, te amo. Lu