segunda-feira, setembro 27, 2010

Mais uma estrelinha no céu


Quando eu nasci, meus dois avôs já haviam partido. Cresci ouvindo histórias de que eram divertidíssimos e com um senso de humor fantástico. Ainda hoje ouço alguém dizer "você teria adorado eles se estivessem vivos".

Então eu tive um avô postiço, daqueles que eu brincava e ganhava presentes como se fosse neta de verdade. E no fundo, no fundo, eu era. Ele, o vovô Heli, marido de uma tia avó, acaba de virar uma estrelinha no céu. Foi embora ontem e deixou saudades. Acordei hoje com a notícia e fiquei um pouco atordoada. Não o via há alguns anos e sempre tinha notícias por um ou outro parente. A ficha tá começando a cair só agora. E tá sendo doloroso.

Era também meu padrinho de batismo. Quando mamãe ainda nem sabia que estava grávida, ele pegou na barriga dela e disse: "A Mayra está aqui". Então ela fez o teste, que deu positivo, e depois nasceu esta menina que vos fala. Acertou duas vezes: na gestação e no sexo da criança.

Seu único filho, o poeta Torquato Neto, se matou aos 28 anos. Nem ele nem minha tia avó foram os mesmos depois da tragédia, mas ele tentava manter a alegria de viver. Viveu do jeito que quis. Era um personagem, uma caricatura. Amava intensamente e sempre soube demonstrar isso. Soube aproveitar muito bem seus 92 anos de vida. Foi bom enquanto durou.

A estrelinha subiu. Hoje a noite vou olhar pro céu e sei que ele vai estar lá sorrindo pra mim, como fazia quando ia me pegar na casa da minha avó pra passar o final de semana nas férias. O céu hoje vai ficar mais feliz, com certeza. E aqui embaixo a gente se conforta com o calor e a lembrança daquele sorriso.

Beijinhos com saudade.

18 comentários:

Unknown disse...

Um grande beijo pra você.

Anônimo disse...

Linda homenagem, Mayra! Os avós são, sem dúvida, uma das partes mais felizes e doces das nossas vidas. Muitas saudades dos meus que também já estão brilhando lá em cima! Bjs, Mari

José Hélder disse...

Eu não o conheci. Com certeza ele vai brilhar por lá. Só em saber que a música Cajuína foi feita pra ele já dá pra saber como ele era doce.

Bjão

Papai disse...

Bela homenagem, tocante. Vou escrever algo, mas ainda não tive coragem.

Valquíria disse...

Lindo o texto! Então a missão dele foi cumprida. Que São Pedro o receba de braços abertos. Mayrinha, qq coisa estou alí, do seu lado, tá?
bjos!

karneto disse...

Alo menina
Eu tiver o imenso prazer de conhecer e conviver com o tio Heli e tia Saló, pessoas maravilhosas ate em sua imensa dor .
nos 31 anos em eu via esporaticamente, só uma unica vez ele não estava sorrindo e mexendo com as pessoas, mais a cara fechada logo se abriu naquele sorriso safado que so ele sabia fazer.
o melhor é que ele deixou uma legião de amigos e todos o amavam de um jeito ou de outro

Seja feliz meu tio , mais do que ja foi.

karneto (num tulero)

Andre S. J. disse...

Não tem aquele ditado que diz: pai é quem cria? O mesmo vale para os avós.

Adorei a homenagem que você fez, comparando-o a uma estrelinha. Que ele esteja levando a alegria que lhe-proporcionou ao céu.

Um beijão.

Wilson Natale disse...

Mayra: Avós - mesmo que postiços - são um caso à parte. Longe ou perto são onipresentes. E não morrem, não partem. Nós não deixamos! Ficam transmutados em lembranças, viram memória. Afinal, só se perde aquilo que não se teve.
Linda homenagem! E merecida.
Beijos
Wilson

Ana Tres disse...

Só queria falar que a homenagem é linda e mandar um grande, grandissimo beijo para vc, com um sorriso... sempre.

Xero.

Ulisses disse...

Lindo post, fiquei emocionado... só você para falar de perda com um sorriso no coração.

bjs, vamos nos ver qualquer dia desses...
U.

Manuela Bailão disse...

Dói, né?!

Emocionante, e leve!

Parabéns pelo texto. Que o aperto no couração se afrouxe aos poucos com as boas lembranças...

Beijo!

Manu

Jana disse...

Prima, tou sabendo agora.
Que Deus o tenha!
Um beijo enorme!

Geso disse...

legal o texto mayra! eita que escreve bem...meus sentimentos!

Olívia disse...

Sinto muito.Um beijo

Nana disse...

linda homenagem, mayrinha.
força nesta hora.
um homem assim, tão especial, vira mesmo estrela, e de lá vai te cuidar, como te cuidou qdo vc ainda era um girininho.
capaz de te mandar uma chuva, pra perfumar nossa terra, e te dar mais uma alegria.
beijos

fatima disse...

Mayroquinha,
ele vai continuar te olhando e sorrindo, aquele sorriso enorme de felicidade e amor quando te via.
beijo no coração
mamis

CarcsNews disse...

Mayra também tenho uma estrela no céu .... e se derrepente as lagrimas vierem e pra ajudar o céu molhar a terra seca, trazendo para nossos olhos e coração o verde e a vida que se renova...

bjo amiga!
César Augusto

Luciana Mercês de Lucena disse...

Amiga, que linda homenagem. Ele fez de você uma linda neta...
Fique tranquila, essa dor vai passar e vai dar lugar à gratidão e saudade. Conte comigo sempre. Beijos,
Lu