terça-feira, maio 31, 2011

Eu só queria entender!



Eu só queria entender. Nada mais que isso. Somente entender porque Brasília, capital do país, não possui hoje um cinema dedicado ao circuito alternativo. Com a "morte" da Academia de Tênis, filmes cult que andam ganhando prêmios por aí e que sempre tiveram público cativo na capital federal, não têm mais onde serem exibidos. Eu só queria entender o porquê disso.

Não, eu não consigo compreender porque uma cidade hoje com porte de cidade grande, com títulos de terceiro pólo gastronômico do país ou o quarto lugar do Brasil em número de barcos, não investe em cultura. Ou melhor, não prioriza o bom cinema, dirigido a poucos e sucumbe aos blockbusters.

Longe de mim menosprezar o cinema comercial, eu mesma assisto ao que passa nas grandes salas. Mas eu só queria entender porque salas como o Embracine, instaladas em um shopping de luxo da cidade, acumulam dívidas e vai fechar suas portas. Um lugar que tinha como proposta em sua abertura, o mix de filmes pops, cults e nacionais. Sim senhor, a idéia era essa. Aqui o que não me deixa mentir:

As oito salas de cinema estão no CasaPark com o objetivo de atingir um público exigente, que gosta de conforto e qualidade e uma programação variada. A Embracine traz salas de alto nível técnico com 1500 lugares e a programação passa por uma curadoria rigorosa que inclui desde os sucessos de Hollywood, Cannes e Berlim até a cinematografia escandinava, brasileira, latino-americana, asiática, européia, além de mostras temáticas, sessões comentadas, projeto cinema-escola e programas de curtas metragens.

Alguém consegue me explicar - porque eu realmente não entendo - como a capital brasileira não tem onde abrigar com qualidade, o cinema que se faz pelo mundo? O cinema que muitas vezes nos diz o que as produções norte-americanas procuram esconder? Os clássicos que fazem parte da formação cultural de qualquer pessoa comum que tenha um mínimo de interesse pelo assunto? Justo uma cidade onde crescem os cursos de cinema em faculdades, não oferece programação diversificada? Será que estamos fadados a engolir o cinema comercial goela abaixo enquanto não aparece quem queira mudar isso?

Eu fico aqui me perguntando como é que estamos em 2011 e Brasília não possui um lugar destinado ao cinema alternativo. No início dos anos 90 (olhem que estou falando em vinte anos atrás), era possível assistir a bons filmes no Cine Brasília (cadê suas mostras de cinema de várias partes do mundo?), no Cinema da Cultura Inglesa (uma salinha pequena onde pude assistir alguns dos filmes mais importantes que já vi) e em outros lugares afins. Por que raios hoje não há um empresário ou quem-quer-que-seja, com condições de bancar isso, pra investir nas salas pequenas, fora dos shoppings, como Espaços Unibanco, UOL ou Itaú? Quem foi que disse que só em São Paulo e Rio de Janeiro há apaixonados pela sétima arte? Hein? Hein?

Eu tinha uns 15 ou 16 anos quando ia com minhas amigas, todo santo-domingo, de ônibus, ao Cine Brasília acompanhar a mostra que tivesse em cartaz. Hoje estou com 35 e não tenho essa opção! Tive o privilégio de conhecer a fase mexicana do cineasta espanhol Luís Buñuel, assistir clássicos como Casablanca, Encouraçado Potemkin e Psicose na telona. E na maior parte das vezes, de graça!!! Hoje... nem pagando!! Conheci o cinema dinamarquês quando não se falava em Dogma, tive acesso aos cinemas asiático e indiano (o famoso "Bollywood"). Foi nessa mesma época que pude descobrir, por mim mesma, que achava Godard um saco e que amava o Fellini mais do que tudo.

Hoje eu tenho uma irmã de 18 anos que estuda cinema e vez ou outra me pergunta onde encontrar esse ou aquele filme-referência pras suas pesquisas. E não falo só dos clássicos, mas do que é produzido hoje, que participa de festivais internacionais e não chega a Brasília porque não tem onde ser exibido. A opção é ir contra todas as teorias politicamente corretas contra a pirataria e baixar da Internet (Oi? Tô errada??). Porque nem as locadoras estão sobrevivendo pra ajudar a contar essa história. Quem tem uma resposta pra isso? Eu, honestamente, só queria entender.

Bejinhos revoltosos.

18 comentários:

Marina Domingos disse...

oi, Mayra! faço coro com seu post! vc só esqueceu de dizer que Brasília é sede, também, de um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil! e isso também deveria contar...triste essa notícia do Embracine...

Mayra Cunha disse...

Oi querida! Pois é, no calor da emoção de escrever o post, terminei nem citando isso. Boa lembrança. Realmente é revoltante!!! Beijos.

ENEM Afiliados disse...

Ah... Assina a TV a cabo. ;-)

Mayra Cunha disse...

Não deixa de ser uma (triste) opção, meu caro Giuli... Bjs.

Ed disse...

Eu também queria entender essa questão.
Sou solidário e adorei esse post. Brasília está cada vez sem vida. Engraçado, no começo de Brasília a cidade tinha mais vida. Não tinha cinema, mas as pessoas e o próprio governo tinham disposição para agitar Brasília.
Hoje, suponho eu, a culpa também é do povo brasiliense. Se o pacotão passa na frente de uma quadra é denunciado, os shows internacionais vazios.... As vezes os próprios empresários não tem coragem de arriscar. Sei que o cinema da Academia era sucesso, mas o pessoal fica com medo de arriscar.

Mayra Cunha disse...

Concordo, Ed. Brasília já teve mais agitação cultural. Lembra do Arte por toda Parte? Não sei se é medo de arriscar ou falha na divulgação dos eventos. O fato é que o investimento em cultura está cada vez mais precário. Beijos.

Sérgio disse...

Concordo com quase tudo, mas tb não se esqueça do CCBB (a gente realmente se esquece dele). E se acha que as coisas não podem piorar, vamos aguardar o Festival de Brasilia com sua "modernização". Bjs

Valentina disse...

Mayra, que pena!! Nem sabia que a Academia de Tênis tinha fechado... é realmente um atentado nao encontrar lugares para curtir bom cinema. Ainda mais numa cidade de tao "alto nivel" e tanta "intelectualidade"... em fim. Venha prá Santiago curtir uns cineminhas tradicionais, com filmes de arte (aqui chamamos de "cine arte"). Se quiser dar uma olhadinha virtual neles, aconselho:
http://www.barriolastarria.com/cine_el_biografo_barrio_lastarria.htm
http://www.centroartealameda.cl/cine.html
e neste link voce poderá encontrar todas as salas de cine arte do Chile, e também dar uma olhada na enciclopédia do cinema chileno (que é bem mais tímido do que o brasileiro, mas nao deixa de ser interessante). http://www.cinearte.cl/
Você conhece alguma producao chilena?
Só gostaria de ter te acompanhado com as tuas amigas ao Cine Brasilia quando ia na adolescencia. Eu descobri o bom cinema mais velha. Hoje em dia estou mais distante, mas as vezes até gosto da sensacao quando vou ao cinema de algo especial. De fato, eu gosto de assistir filmes no cinema, à la antiga... e sem pipoca!
Beijos pra voce! Espero poder te encontrar da proxima vez que estiver aí!
Valentina

Mayra Cunha disse...

Esqueço não, Serginho. Como disse acima, foi o "calor do momento". Kkkkk. Confesso que tô com medo dessa tal modernização do festival. Vamos ver...

Valentina, querida, sorte a sua ter bons cine arte aí em Santiago. Conheço alguns diretores mas admito não estar muito antenada pro que vem sendo produzido hoje. O cinema latino-americano sempre me agradou.
Beijinhos

ZéHélder disse...

Não, Mayra. A matéria que você colou no blog mente. Mente descaradamente. As salas da Embacine a tempos que tem uma programação de shopping, blockbuster total. Alternativo? Aonde? Eu acho que eles se deram mal porque ficaram nessa. Concordo em gênero, número e grau que eles tinham mesmo era que fazer uma programação diferente, voltada pra outro tipo de produção cinematográfica. Eu só num digo o que esse povo podia fazer porque aí teria que cobrar a consultoria. Risos. Bom, isso foi uma indignação tal que nem a sua.

Cláudia Correa disse...

Concordo com vc Mayroca e muito me entristeço da situação dos cinemas de Brasília. Lembro de quando cheguei em Brasília há 8 anos, minha mãe morava aqui na época, e cinéfila que é, ia pelo menos umas quatro vezes por semana na Academia, ou nos jogávamos nos muitos festivais que as embaixadas promoviam no Cine Brasília ou na Cultura Inglesa. Saudade deste tempo. Beijo

Marcius Fabiani disse...

Como diria o Garganta Profunda, FOLLOW THE MONEY.

Pezão disse...

O Festival de Cinema do Recife é uma merda(Cine PE).
As salas, em sua imensa maioria, só passam os blockbusters de sempre.
Existem apenas 3 salas(Fundaj, Rosa e Silva e Teatro do Parque) para o cinema alternativo.
Compre filmes e veja em casa.
É mais negócio.

Wilson Natale disse...

Tem geito não, Mayra!
Aqui em Sampa, foi-se o último bastião dos filmes de art, dos cult e da cinematografia internacional - o Cine Belas Artes.
Eventos, mostras dignas de nota estão escasseando. Banco do Brasil e CAIXA resistem bravamente... Por quanto tempo, não sei.
E ainda me assombra que aí, ainda exista o Cinemão Brasília a nos lembrar dos festivais, das personalidades e os "bichos-posers"
Penso que a tendência hoje seja a arte do cinema de efeitos especiais - dá IBOPE,dá dinheiro.
Os cinemas de diretores, de atores; dos roteiros e fotografias parece perder-se do público e da crítica.
Parece-me que uma nova cultura vem chegando: A cultura da descontracultura.
Mostras, festivais, "revival", retrospectivas vão ficando em segundo plano - isso quando ficam.
Sou do tempo que ir ao cinema era fazer uma viagem. Além de Hollywood, pela Europa, Ásia e América Latina. Do tempo em que, para ver um filme brasileiro, fosse do gênero que fosse, enfrentava-se longas filas
Perdí a conta de quantos Curtas" eu assisti na Cinemateca e nos muitos Cine-Clube que haviam por aqui.
E os enormes, luxuosos Palácios de cinema que tínhamos, viraram templos e estacionamentos.
E o que acontece hoje não é um "pecado" ou falta de Brasília. É fato comum a todo o Brasil.
Fica-se indignado, mas só nos resta esperar e ver o que acontece.
Beijins sabor pipoca na manteiga bem quentinha.
Wilson

raquel disse...

O CCBB tem umas mostras incriveis mas o horario nao ajuda! o liberty small tem se esforçado, pena que a sala seja pessima (conseguem ser piores que aquelas salas safadas do cine academia, rs) . as vezes sugem umas mostras mas em um unico dia e no meio da semana.....é possivel ver filmes bons mas é muuuuito dificil !

Sérgio disse...

Fiquei chocado!!
Hoje no Divirta-se (divirta-se.correioweb.com.br) vi que há exatos 14 filmes em cartaz no DF.

Isso nos 18 cinemas citados(e não salas de exibição. E ainda inclui, não sei porque, o Cine Brasília).

Bem, mas se vc quiser assistir Piratas do Caribe 4 escolha uma das 30 salas onde ele está passando. Eu disse triiiiinta salas!!!

Ah, bem observado pelo ZéHélder: o Embracine já tinha abandonado essa pretensão há tempos. Força ao Liberty que andou realmente tentando adotar os órfãos do Cine Academia.

Thays Couto disse...

Adoro pessoas que não se calam e que reclamam mesmo! Parábens!

Hane disse...

Sou da época da Cultura e do Brasília. Ia à pé assistir os festivais de filmes internacionais temáticos.
E o melhor é que estudava na Cultura, então entrava sem pagar, muitas vezes matando aula hihihi.
A ministra da Cultura quer implementar uma bolsa-cultura justamente para que as pessoas de baixa renda possam ir ao cinema, certamente é um começo, mas elas com certeza irão a filmes estadunidenses.