quarta-feira, outubro 08, 2008

Adivinhe quem vem para o jantar!!!


Indo pra um evento no Museu Nacional da República, às 11h da manhã de uma quarta-feira, ligo pra uma amiga pra avisar e então ela me diz:

- Querida, infelizmente não poderei ir. Mas olha, bom você saber que tá confirmada a presença do Lula.

- Do Lula? Jura? Ah não, sério? Lascou!

Sim, acho que no país todo as pessoas devem achar o máximo ir a um evento com a presença do Presidente da República. Longe de mim achar ruim, mas acho também que só aqui em Brasília costumamos relacionar isso a alguns fatores que certamente irão acontecer:

1. Atraso no evento por conta do cerimonial da Presidência e da vinda do Excelentíssimo que deverá ser esperada até o último momento, como prevê o protocolo;

2. Congestionamento ou na ida ou na volta. Ou até mesmo, em ambos. Já que quando se fala na palavra "Presidente da República" em um evento, aparecem os "amostrados" de plantão que não podem perder a chance de querer aparecer. E aí, meu amigo, pode contar com uma quantidade inesperada de carros se dirigindo pro local.

3. Falatório-sem-fim não só do Lula, mas também de todos os presentes que aproveitam a deixa pra dar um recado perante a autoridade maior do país. Afinal, o "homem" tá lá te ouvindo, né???

Dito e feito. Cheguei ao evento, na hora marcada junto com uma amiga. Nos sentamos e esperamos por UMA HORA o início da solenidade. Deu meio-dia, sol de rachar o coco do lado de fora, umidade (ou melhor, a falta dela) beirando os 20%, horário do almoço se aproximando e... nada do Lula chegar. Consequentemente, nada do evento começar.

Uma hora e meia depois não dava pra esperar mais, já que eu entraria no trabalho às 13h e ainda tinha que comer alguma coisa.

Entramos no carro e pra minha grata surpresa, um congestionamento-miojo se formou à minha volta: "ficou pronto em três minutos!". Pronto. Nada melhor do que estar dentro do "Negão", vulgo meu carro, que é preto por fora e preto por dentro, num calor de cozinhar os miolos. Praticamente um forno de microondas ambulante.

- Ei, você aí da frente, no carro do Corpo Diplomático!!! Pode ir um pouquinho só pra frente pra que eu possa manobrar??

- Hein??? Rola não, ó.

- Ei, você aí de trás, dá uma rézinha que aí a gente consegue sair pela lateral.

- Hein??? Neeem!!

Tão bom quando as pessoas não cooperam, né?? Que ódio!!! E de repente, não mais que de repente, as pessoas começam a sair de seus carros. Então descobre-se que uma van era a culpada de tudo. Pra completar, a notícia de que "o motorista do Ministro disse que não vai sair dali porque chegou primeiro" começou a se espalhar. Os ânimos foram se exaltando, o calor aumentando... Não resisti e gritei da janela do meu carro:

- Ministro? Qual Ministro???? De que pasta???

Jornalista é fogo, já quer informações pra que a coisa vire logo notícia... então minha amiga sai do Negão e se encaminha com seu "corpo literalmente diplomático" e fala com cada um dos motoristas envolvidos no evento. Prontinho. A van sucumbe, dá ré, joga o carro pra lado e todo mundo começa a se movimentar decentemente. Conseguimos chegar sãs e salvas ao restaurante, embora um pouquinho derretidas e preguentas de suor.

Se o Lula chegou, eu nunca soube. Se falou, muito menos. Sem querer ser chata ou esnobe, mas que a gente solta um bom "Putz!" quando sabe que ele vai aparecer em algum evento, isso realmente rola. E nem é culpa dele, na maior parte das vezes, mas do aparato que se monta por conta disso. Fazer o que?? Só me resta me conformar por morar na capital do país e, depois de tudo isso, ter que parar na faixa de pedestres pros Dragões da Independência atravessarem, a caminho do trabalho. Definitivamente, isso é muito Brasília!!!

Beijinhos de uma brasiliense agoniada e conformada.

13 comentários:

Luciana disse...

Do jeito que não sou nada fã do sol, com certeza ficaria no máximo 30 minutos e também odeio essa coisa de esperar,independente de quem seja.Bjus

Anônimo disse...

KKKKKKKkkkkkkkkkkk!!!
"Cousas da Corte", minha linda! Mesmo para o Lula - "noblesse oblige" - faz-se necessária toda a pompa e circunstância, com direito a odes e panegíricos; beija-mão, rapa-pés, pé na bunda... Oops! Banda em pé a tocar hinos "y otras cositas más". E o atrazo, tipo noiva a negacear minutos para provocar impacto (No caso Lula, provavelmente, "ele não estava sabendo de nada..." No Horário é coisa de trabalhador, senão vai para o olho da rua (estou sendo irônico? Tô não. O Lula agora é só "cumpanhero".
E você deixou de ver o que queria para não chegar tarde ao trabalho. E não teve direito a um Dragão da Independência que te levasse, em branco cavalo até a porta do seu serviço e, começariam a ser felizes para sempre... Kkkkkkkkk!!!
Liga não, Mayra. Logo, logo, você vai estar num helicóptero, ou namorando o Bin Laden. E o Bin sabe muito bem como livrar-se de trânsito interrompido. Foto liiiinda de Brasília! Bota mais. E fale mais sobre ela.
Bjs do tipo fumando espero. :)
Wilson.

Unknown disse...

É, My, você acabou de sentir na pele a escala monumental da capital.
Eu acho linda é a placa que indica que, se você virar a direita no Setor de Embaixadas, você pode ir tanto pra Alemanha, quanto pra Bolívia ou, ainda, pra L2 Sul. Tudo pro mesmo sentido.
Bjs. Ah, achei a foto linda.

Anônimo disse...

Belo texto, Mayroca!!!

Beijos.

F3rnando disse...

Tualisadissíma! Bj, padroeira dos ocupados do Brasil!

Dani disse...

Mais um motivo para não ir morar em Brasília...

Dani disse...

Oi Mayra! Conheço a barraca do Farias sim. O pastel de lá é um ixpetáculo. Infelizmente vai demorar um pouco para eu conseguir ir á praia por aqui de novo, porque no sábado embarco pro Rio, de férias... vai ser outra saga!

Anônimo disse...

Acabei de achar seu blog e lendo seu perfil, percebi que tem alguém te plagiando. É este blog aqui: http://soulariss.blogspot.com
Dá uma lida no perfil dela...
Só pra avisar mesmo, porque fico indignada com gente que faz isso.

alguém... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alguém... disse...

Oi moça do Milk Shake!
Conheci seu blog por indicação também, e sempre q lembrava aparecia por aqui para dar uma lida nos seus interessantíssimos textos.PARABÉNS PELO INTERESSANTE BLOG.
Não plagiei como vc mesma definiu e como algum "sem ter o que fazer" te mostrou. Que eu saiba vc não patenteou tdo isso aqui.Já que é uma profissional da área de comunicação, é uma boa fazer isso. Caso seja possível.

Se peguei uma ou duas pequenas frases dos seu perfil, saiba que não foi por nenhuma maldade, mas sim pq realmente me definiam, tanto é q tentei ainda assim mudar palavras, para não causar "picuinhas" ao seu autor.
Mesmo assim observei que não foi sufisciente, mesmo mudando os pequeninos trechinhos, ainda assim se incomodaram.Palavras de definição pessoal são só palavras, o importante são os seus textos, que mesmo achando eles maravilhosos, jamais copiaria, porque aí sim, é plágio e muito feio.
Agora uma ou outra peqna frase de definição?!!!Ahhh, fala sério, como já disse, as palavras são universais,mudam só os indiomas e dialetos e elas não são exclusivas a ninguém. Então, se falei algo parecido ou igual ao q vc tb disse, não há problema nisso, pq vc não é dona de tais palavras.Se isso é falta de criatividade ou não, só cabe a mim perceber e modificar, não cabe a vc julgar e ser até grosseira em assim me criticar.Uma pena, pois isso não nos leva a nada.
Criatividade é algo que pode existir de várias formas, até no ato de recriar o que já disseram tb é um jeito criativo de reescrever.Afinal, é bom reciclar, tão bom quanto criar. Tudo é uma questão do ângulo que se coloca cada íris!!!

Mas pode deixar, que já que se incomdou tanto, mostrou que ainda está amadurecendo, pois se fosse um pouco mais simples na maneira de me observar, acharia bom e me cativaria, pois querendo ou não essa foi uma forma de gostar do seu "trabalho".então estaria galgando mais uma leitora, admiradora etc.
Como eu estava a definir meu perfil, não cabia , na minha opinião já que é o meu blog, colocar as palavras como se fossem citações de uma autora famosa, já que AINDA não é.

Se cometo alguns errinhos de português no MEU blog, tb não se incomode! Ele é meu , o erro tb é meu, e sou humana e assumo ser ainda aprendiz, tenho humildade pra reconhecer tropeços. E corrijo-os sem pestanejar, pois não me acho suprema nem exclusiva no que falo.

Abstrtaia, não se incomode!!Grande bobagem mesmo, até pq só vejo um lado bom nisso, realmente é bom descobrir e encontrar blogs interessantes, como pessoas possivelmente legais.
Deus continue te inspirando para dar continuidade à criação de bons textos.
Abração e felicidades sempre!

alguém... disse...

Opaaaaa...rsrsrsr
Só tinha apagado gata garota , por peqnos erros de portugues....ele continua aq, apenas melhorado....tomei até um susto qdo vc disse q eu deletei, nossa...DELETEI RAPIDINHOS SÓ POR ISSO, TANTO É Q ELE CONTINUA AQ , O MESMO , APENAS CONCERTEI MINHA GRAMÁTICA...rs.!

ABS

alguém... disse...

E para sua alegriaaaaaaa...já q se sentiu tão imensamente incomodada comigo...kkkkk...nossa!Qta bobagem...
Relaxe viu ?
Já mudei sim...meu perfil esta definido agora sem suas "exclusivas e únicas" palavras!!!!!
Epaaaaaa...que barraco por nada!
Para moça, sou do bem!!!
O mundo nasceu pra todas...Não se ache assim tão cheia de criatividade, qto mais a ostentação maiso pode ser a queda!
Humilde sou, pelo fato de ja ter te dado razão e finalizei essa bobagem toda mudando o q vc criticou?!
Quer mais o que?!!!
Relaxxxx baby...

LuNassif disse...

tava aqui me lembrando como a comitiva do presidente conseguiu botar toda a cidade de gramado de pernas pro ar durante três dias. foi lindo. e ainda acabou com minhas chances de seguir uma carreira artística de sucesso. me pergunto porque nunca bloguei isso... ah! lembrei! tava com tanta raiva que achei que não merecia menção. =)
bjs