quarta-feira, janeiro 27, 2010

O barato que sai caro


Sempre fui rata de promoções. Adoro, não vou mentir. Seja daquelas pra escrever uma frase criativa ou que dão descontos em estabelecimentos. Tô sempre ligada em tudo. Tô-nem-aí. Tem gente que acha cafona e tem até vergonha de imprimir um simples cupom. Eu não. Cheguei até, tempos atrás, a me inscrever num site (acho que hoje já falecido, nem sei) que informava por email as promoções via internet que estivessem rolando, com atualizações. Show de bola.

Pois bem, começou esta semana o Restaurant Week, pequeno festival gastronômico beneficente que inclui um montão de restaurantes bacanas da cidade por precinhos camaradas. Semanas antes eu já tava de olho na lista básica de lugares que entrariam no meu itinerário da gula. O bom nessas promoções é que você aproveita pra conhecer restaurantes que nunca foi. Ou porque não te interessavam ou porque não tinha dinheiro pra dar numa reles refeição. Ou não queria mesmo.

Só que eu sou uma curiosa-viciada-alucinada por conhecer restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes e tudo o que envolver comida que seja novo. Vou sem medo de ser feliz. Já quebrei a cara diversas vezes e também já saí extremamente satisfeita. Sempre disse: "não tenho o menor problema em gastar com comida". Não mesmo. E se for promoção então, aí é que eu me empolgo mesmo.

Claro que a gente sempre tem aqueles "lugarzinhos" (Luís Fernando Verissimo tem um texto ótimo sobre isso, inclusive, no livro "A Mesa Voadora") que a gente gosta, indica e quer voltar. E aqueles lugares que a gente tem reservados para ocasiões especiais.

Esta semana fui estrear minha peregrinação no festival num dos restaurantes mais caros de Brasília. Já havia ido 3 vezes, em momentos obviamente especiais e não me arrependi. Pelo contrário. Insistia em dizer "tudo lá é bom". Só que desde ontem, essa frase sai com ressalvas. Sabe o que é você chegar às 11h30 da manhã na porta do estabelecimento porque neguinho adora pagar de pobre e fazer fila antes do lugar abrir quando rola festival? Tudo porque não faziam reservas! Não dá nem pra escapar do mico sob pena de ficar sem mesa pra sentar. Fui, vi e venci. Com namorado e uma amiga a tiracolo, nos prontificamos a almoçar beeeeem. Sabe... comer bem de verdade? Sair feliz e contente por apreciar a alta gastronomia num dia comum? Pois é, só que foi um fiasco. Comida pouca, muito gordurosa e salgada. O bolo de chocolate da sobremesa se esfarelava feito pão guardado dentro do saco há duas semanas. Triste de dar dó. Pedimos um café pra arrematar porque esse aí "não dava pra errar", né?

Saímos frustrados, com um sentimento profundo de querer dar uma segunda chance pro lugar. Será que merece? Ficaram as dúvidas: pra pagar pouco é necessário baixar a qualidade? Pra comermos bem temos que deixar uma córnea como pagamento, como diria minha amiga Pri? O que é que houve??

À noite, lá fui eu pra outro restaurante-metido-a-besta da cidade, também já testado por mim em ocasiões normais e dei de cara com um maître munido de sua incontestável lista de... reservas. Dancei, não tinha feito uma. Na verdade, me irritei, sabe? Logo me veio o pensamento: pra que correr atrás de promoção se eu posso pagar pra comer bem e sair satisfeita? Como diria outra amiga: TTL (Tudo Tem Limite)!! Segui com o namorado pra um restaurante bacanoso da cidade, a poucos quilômetros dali e me senti a pessoa mais feliz do mundo: atendimento exemplar, refeição maravilhosa, ambiente super agradável e conta razoável. O sorriso e a satisfação eram tantos que deixamos 20% de taxa de serviço, por merecimento.

O festival continua. E eu sou teimosa. Vou continuar tentando. Sou brasileira e não desisto nunca. O legal é que agora o sentido da coisa mudou. Em vez de ir experimentar lugares novos, estou indo desmistificar aqueles lugares tidos como "perfeitos". Bom que o estímulo agora é maior. Alguma coisa a gente tem que tirar disso, né não? Só que já tô me vendo "na torcida" pro lugar ser um fracasso e poder sair falando pra todo mundo a novidade... hehehe.

Beijinhos promocionais em tempos de liquidação.

8 comentários:

LuNassif disse...

agora pode ir dizendo os nomes que é pros seus amigos não entrarem na mesma fria!

Valquíria disse...

Lú, os nomes estão lá no facebook rss. Fui na Universal Diner. A foto do cardápio foi generosa na entrada e precária no prato principal. A entrada era praticamente só alface. O prato principal, na foto, parece ser pouco arroz e veio na realidade mais do que na foto. E este sim, estava ótimo. A sobremesa também estava ótima e de acordo com a foto do cardápio. Balanço geral positivo.
bjos!

Andre S. J. disse...

O site de promoções ainda existe. Mas eu me recuso a dizer como sei disso. rs...

Pior que o restaurante que cai a qualidade por causa de promoção, não percebe que está dando um tiro no próprio pé.

Quer economizar porque só servirá "pobres" e acaba gerando um boca a boca negativo, pois, assim como você, outras pessoas saíram falando mal de lá.

Bjs

Nara Riella disse...

Blog divertido como sempre.
Só faltou contar qual o restaurante do bolo esfarelento! Tô indo hoje, acho que no Dudu Camargo, pela promoção.
Espero que não seja esse o responsável pela decepção.
Beijos,
Nara

Kinha disse...

Ai gente, aqui também tem uma semana assim e eu nunca participei acredita? Eu tenho HORROR de esperar em fila, HORROR.

Beijos

Flávia Carrijo disse...

Tem que botar o nome!!! kkkkk

Wilson Natale disse...

Mayra,
Meu tio Amedeo disse: Depois da comida da minha mãe, qulquer lugar serve.
Minha "nonna", ao ouvir isso, quebrou um prato na cabeça dele.
Titio por mais que tentasse explicar que estava fazendo um elogio à vovó, mais se enrolava.E todos ríamos daquela situação.
Asim é quando falamos de restaurantes, ou ,ouvimos falar de um.Nunca sabemos o que está implícito no comentário... Porisso, antes de ir a um, "restaureantes" o seu amado estômago e... Seja o que Deus quiser!
E. se você virar crítica de "Chefs" e Restaurantes, não conte a ninguém. Críticos nessa especialidade morrem como os peixes. Pela boca. Claro que o problema não é o anzol, mas o envenenamento, a intoxicação... Vez ou outra, um tirinho mortal.
Beijos restaurantais sabor... Sabor... Não sei. O garçon está demorando para trazer o cardápio e o espera bóia que tenho aqui, está com cara de que saiu da mesa da Santa Ceia direto para a minha...

Ana Chalub disse...

também tô na fila dos que querem os nomes expostos!