
Eis que você percebe que não é bem assim. Rá! O tempo volta sim e nunca é tarde pra recuperar o que não se fez. Tudo bem, você não é mais aquela garota espevitada e impulsiva (falou comigo?) dos 20 anos. Virou balzaca, gente grande, paga contas e tem responsabilidades. Mas nunca é tarde pra se divertir. Ao menos que com o passar dos anos você tenha deixado a vontade de viver pra trás. O que não é, definitivamente, o meu caso. Explico.
Cansei de ouvir as histórias de amigos que pegaram uma mochila, um avião, um trem, um ônibus, uma carona e se mandaram por esse mundo de meu Deus. Fosse de férias, de onda ou simplesmente por falta de juízo. E eu só olhava com aquela cara de eu-também-quero. E por razões diversas, nunca o fiz. E aí, quanto mais o tempo passava, mais eu pensava "gente, tô ficando velha pra essas coisas" (oi?).
No final do ano passado eu fiquei pensando o que faria nas minhas primeiras férias como concursada. Trinta dias, milhões de planos e o melhor: dinheiro na conta pra fazer o que eu quisesse (tá, nem tanto dinheiro assim). Decidi então que iria pra Europa rever amigos, visitar pessoas e conhecer novos lugares. Solta e desgarrada. Ao Deus dará. E sem essa de mochila nas costas porque eu já sou uma balzaca com duas hérnias de disco. Mas eu queria uma coisa quase igual, só que com mais glamour, óbvio.
Comecei a organizar o roteiro na minha cabeça. Faria a viagem sozinha. Certo dia saio pra almoçar com uma amiga de infância. Comento com ela dos meus planos e então ela diz que estava planejando a mesma coisa. Coincidência ou não, pouco tempo atrás dissemos que comemoraríamos 30 anos de amizade com uma viagem pra Espanha. Sem querer deu certo. Isso mesmo! Estamos indo juntas surtar no Velho Mundo por de-zoi-to dias. E sabe o que é melhor? Com o juízo dos 20 e a infra dos 30. Nada melhor.
E aí que as notícias correm e encontro outro amigo de longas datas. Então ele me avisa que estará na Europa justamente quando nós estaremos indo. Resumo da ópera: vamos nos encontrar em três cidades diferentes dentre as cinco que iremos visitar. Encontros, itinerários e garrafas de espumante têm ilustrado nossos momentos de celebração, amizade e muita empolgação.
E outra coisa que eu não contei dessa viagem: iremos ver cada jogo do Brasil nesta Copa em uma cidade diferente da Europa. Sim, sim, Salabim! Tirando abertura e final, estaremos dando a pinta por lá no meio do campeonato. Eu já avisei pros dois que vou de verde e amarelo pra todo canto deixando bem clara a minha brasilidade-de-ser. Vou parecer um periquito. Quero nem saber. E se rolar vergonha alheia, melhor ainda. O bom é que amigos se entendem e eles já entraram na mesma proposta canarinha.
França, Espanha e Portugal. Três solteiros, algumas malas e a corda toda pra comer bem e fazer comprinhas, além de cair na balada, é claro. Ah, eu merecia boas férias, não é mesmo? E essas, com certeza, serão inesquecíveis. Prometo que conto pra vocês as partes publicáveis (piscadinha de olho e risinho sacana).
Beijinhos super-empolgados de quem viaja daqui a pouco mais de duas semanas.