quarta-feira, março 14, 2012

Diversão a seco


No meu primeiro carnaval pernambucano, nos idos de 1996:

-
Mayra, não come salsichão.
- Ah, me larga!
- Come qualquer coisa na rua, menos salsichão. Depois não diga que não avisei.

É claro que eu não ouvi o conselho do meu amigo e comi. E passei maaal, muito mal. Pus todos os meus bofes pra fora no meu primeiro dia de folia. Tive um piriri que não recomendo a ninguém no meio de Olinda e rezava pra encontrar um banheiro a cada 100m. Pra completar, faltava água na casa que tínhamos como base. Ou seja, eu me lasquei de verde e amarelo (e marrom, né? Urgh!). Ainda tive que passar o resto do carnaval inteiro bebendo água e ouvindo "Eu avisei! Eu te falei!", sem poder dizer nada. Ser teimosa tem dessas coisas. E ter 19 anos também.

Eu tenho um talento natural pra ficar sem beber em eventos onde invariavelmente se bebe, como, por exemplo, Carnaval, Copa do Mundo e no aniversário de 30 anos. Ah, e quando se está de férias na Europa no-meio-da-Copa-do-Mundo também, que é pra ser bem profissional no assunto.

Explico.

Eu inventei de fazer um tratamento pra emagrecer e entrar os 30 gostosona. Perdi seis quilos, dois números no manequim e a graça de viver. Tá, eu não perdi a graça (sem drama, Mayra!). Eu tava linda como pretendia e resolvi fazer uma festa de arromba. Minha mãe comprou garrafas e garrafas de espumante e algumas ostras para brindarmos com a família e os convidados trouxeram verdadeiros carregamentos de cerveja. Eu tomei uma taça de champanhe a noite toda e muita Coca-Cola Light. E ficou por aí. Tudo em nome da silhueta. Eu me diverti horrores, até porque eu sempre me divirto. Mas bora combinar que comemorar aniversário sem brinde perde um pouco a graça? Ainda mais quando se vira balzaca.

No mesmo ano teve a Copa do Mundo (2006) e eu ainda tava nessa de dieta. Nos jogos do Brasil eu bebi Liber (ui!!) a dar com pau, pra ver se entrava no clima da galera. Eu não entrei, é lógico. Gritei, torci e tive até ressaca no dia seguinte. Tá, não tive, mas bem que queria ter tido. Vai ver foi por esse motivo - e somente ele - que o Brasil foi eliminado. Ahã. O que eu sei é que cerveja sem álcool faz a gente ir mais ao banheiro do que a normal. E empapuça na terceira latinha. Eca!

E lá fui eu pra Europa comemorar 30 anos de amizade com uma amiga, em 2010. O bacana da nossa viagem é que era mais uma Copa do Mundo onde veríamos cada jogo do Brasil em uma cidade diferente. E eu já fui no avião falando: "Putz, esse ano eu bebo na Copa, porque na passada eu tava abstêmia, de dieta!". Aí a maluca aqui vai e se estabaca no chão em Barcelona e quebra o nariz, como muitos de vocês já sabem. O resultado? Cinco dias no anti-inflamatório e dois jogos do Brasil (e vários outros de times europeus) a seco. A sorte é que na Espanha você encontra cerveja sem álcool que preste, na pressão, em qualquer bar. Isso foi a redenção. Nem lembrei da ferida na cara e segui me divertindo, como sempre.

É fato que eu não perco a pose nem o programa, com ou sem álcool. Mas o curioso da questão é estar em eventos emblemáticos sem beber. Isso sim, dá raiva, não vou mentir. Mas sabem que eu já estou me acostumando? Este ano entrei de dieta de novo e reduzi os drinques, pra variar. Meu aniversário tá chegando e devo beber muito pouco pra não recuperar os quase quatro quilos que já se foram. Mas é claro que eu vou querer fazer tim-tim com as pessoas queridas pra comemorar, né? ? Afinal, eu vim ao mundo a passeio e o que é que as pessoas fazem quando estão passeando, hein, hein?

Beijinhos sóbrios.

11 comentários:

Nana Ervilha disse...

adorei :)

Lullix disse...

Ótimo texto, como sempre! Desce redondo...rsrs

Mari Abreu disse...

Eu sou do tipo que sempre que pode, bebe! Um drinquezinho já dá aquela relaxada básica e maravilhosa! Fora que amo o gosto do trem!

Marina Domingos disse...

eu já fui abstêmia por 4 anos e até me diverti algumas vezes, mas um bom drink - na medida - faz muita diferença! ;)

Simone Lobão disse...

Eu não conhecia, Mayra. Muito legal!

Anônimo disse...

Mayra! É foda d+ estar de cara nestes eventos emblemáticos como vc definiu, muito bem por sinal. Adorei o textoooo! Super bjo Erika

Roberto Fragoso disse...

Hehe, você tem a manha. Mas nessas horas em que não pode mesmo, nem faz tanta falta. Como quando se está de carro, acostuma. Agora, cerveja sem álcool, Mayra? Neeeem. Fico na água, refri, suco, mas não entro nessa. Só acredito nessa espanhola milagrosa vendo. kkkk

Assis Medeiros disse...

ADOREI TUDO QUE LI. Na TV lhe dou um beijinho.
fui,
assis

Wilson Natale disse...

Mayra:
A vida é simples. A vida ensina. A vida é prática!
A vida lhe diz: Um salsichão de Ó Linda! duas vezes por semana fará você perder peso ( e até o rumo)permitindo-lhe beber todas e mais algumas.
Resgate o salsichão e seja mais feliz!
Abraços deste seu amigo psicólogo-dietético e cachaceiro formado nos botequins do entorno da Sorbonne...
Ahahahahaaaaaaaaaa!
Adorei o texto!
Wilson

Wilson Natale disse...

Mayra:
A vida é simples. A vida ensina. A vida é prática!
A vida lhe diz: Um salsichão de Ó Linda! duas vezes por semana fará você perder peso ( e até o rumo)permitindo-lhe beber todas e mais algumas.
Resgate o salsichão e seja mais feliz!
Abraços deste seu amigo psicólogo-dietético e cachaceiro formado nos botequins do entorno da Sorbonne...
Ahahahahaaaaaaaaaa!
Adorei o texto!
Wilson

David disse...

Maldade, cair de cara em barcelona durante a copa!