terça-feira, março 27, 2012

Trinta e quantos, mesmo??


No próximo sábado completo 36 anos, ou melhor, 36 outonos, porque eu não nasci na primavera, me desculpem os mais puristas. Uma amiga gaiata me alertou: "Mayra, aproveita esta semana que é a última que você ainda está mais perto dos 30. A partir da semana que vem você estará mais próxima dos 40". Todo mundo tem a sua maneira de ver as coisas, não é mesmo? Eu nunca tinha visto por esse lado.

Ok, estou com 35 anos. É tanta história pra contar, tantas ressacas vividas, tantas farras aproveitadas, tanto choro e riso extravasados. São tantas paixões e desilusões perdidas. Tantos beijos, abraços e afagos. São tantas memórias, tantos brindes, tantas viagens. Tantos micos que paguei e vergonhas que passei. São 35 anos de comemorações de aniversários (nunca deixei de comemorar um só!). São tantos carnavais e festas de ano-novo. Natais com e sem a minha família. Muitas discussões inflamadas em mesas de bar, cantorias desafinadas depois da última saideira, incontáveis "fechamentos" do Beirute. São baladas, shows, filmes, livros, teatros e exposições de arte. Feijoadas, churrascos e cervejadas. Tantos pratos experimentados e panelas queimadas. Tantos elogios e críticas. Perdas e conquistas. Crises de asma, de coluna e de idade. Opa, de idade?? Acho que não.

Ah, eu me sinto bem, vai. Estou num momento de reflexão, de auto-entendimento e de vontade extrema de fazer coisas que nunca fiz! E não, eu não vou contar pra vocês que coisas são essas, tá? Favor não insistir, a gerência agradece.

Ao mesmo tempo me sinto como se tivesse com 18 anos. Tudo bem, tudo bem, sem exageros... vou completar essa idade duas vezes, então isso deve ser algum sinal, né não? Tá bom, é muita cara-de-pau da minha parte. Ou não é?? Será porque cheguei aos 36 sem (ainda) ter casado? Sem (ainda) ter tido filhos? Sou uma eterna adolescente. Ah, sou mesmo. Pergunta pra minha mãe.

O que eu sei é que a idade não está "pesando", mas as vontades estão mudando. Os anseios e medos não são os mesmos, os planejamentos se transformaram, assim como as prioridades. Pelo menos o bom-humor continua e o jeito sapeca acho que vai conviver comigo até o fim dos meus dias, e que este - espero eu - demore muito ainda pra chegar.

Cá estou, uma mulher de quase 36 anos e que nunca teve problemas em bradar sua idade. Contando os dias do aniversário não pra ficar mais velha, mas pra comemorar como todos os anos, recebendo todo amor e carinho daqueles que sei que gostam de mim. Talvez o tempo tenha me deixado mais melancólica... De acordo com Carlos Heitor Cony, "Nostalgia é saudade do que vivi. Melancolia é saudade do que não vivi". Talvez esteja bem aí o segredo da minha proximidade com os 40. Aguardem que ainda tem muito por vir!

Parabéns e felicidades pra nós. O Maestro já dizia: "É impossível ser feliz sozinho". Será?

Beijinhos sempre aniversariantes.

4 comentários:

Wilson Natale disse...

Mayra:
Não sou chegado ao "Rei". Mas concordo com ele: O importante é que emoções viví".
Liga não. Pré balzaca antes, balzaca agora a caminho do pós balzaca moderna!
Ou seja: Nada de nadica vai mudar.
Balzac que me perdoe. Os tempos são outros e as mulheres são outras.
Então Mayra, cai na vida sem se arrepender pelo que fez ou que não fez, seja de bom ou mal.
Só se envelhece quando se perde a vontade de viver - o que não é e nunca será o seu caso!
A menina que está dentro de você tem muita lenha prá queimar.
Curta o seu novo aniversário!
Um mundo de coisas maravilhosas prá você!
E, por pura pirraça, "si eu fossi tu" botava a idade da sua amiga aqui no blog... Ahahahahahaaaaa!
Beijins sabor festa de aniversário.
Wilson

Wilson Natale disse...

Putz! Deu um crepe aqui em Sampa. E a Internet por causa do toró, ficou louca.
Avisou que a mensagem acima não pode ser envidada e... E foi!
Então escrevi uma segunda.
Escolha a que quiser.
Parabéns!
Wilson

Andre S. J. disse...

Oba.

Como vou esquecer mesmo (maldito fim do orkut), deixo meus parabéns antecipados. Felicidades!!!!

Beijão.

Katia Gontijo disse...

ahahahah! eu nasci na primavera!!!!
beijos e até já!
Katia