quarta-feira, março 07, 2012

Maldita Crise de Abstinência



Eu tenho sonhado com coisas que eu não posso comer. Não estou falando de caviar, escargots ou do Brad Pitt. Tô falando mesmo é de Yakult no café da manhã, fatias de queijo prato cobertas com geléia de morango (sabor de infância) e um copão de Nescau gelado vendo televisão. Coisas simples assim.

Ter intolerância à lactose é uma merda, com o perdão da palavra. Mas eu não me canso de reclamar. Na verdade, ser intolerante é um inferno! Faz da gente um ser infeliz e invejoso. Se eu tivesse nascido com isso, seria mais conformada, pois não teria aproveitado 28 anos (eu disse vi-te-e-oi-to anos) da minha vida comendo de tudo que deriva do leite e achado tudo (muito) bom. Há sete anos padeço dessa "enfermidade" e sofro reclamando. Acho, sinceramente, que deveriam existir clínicas de reabilitação para pessoas como eu. Porque quando a crise de abstinência bate, eu sou capaz de comer uma bandeja de mussarela ou uma lata de leite condensado pra compensar. Só não faço porque eu sou doida mas não desse tanto.

Eu sou é um ser bem teimoso, viu. Muitas vezes chuto o balde e como mesmo sabendo que vou passar mal e colocar tudo pra fora. O pior é que à medida que o tempo tá passando, parece que minha intolerância está piorando. Talvez seja justamente por conta dessa teimosia. Antes eu não era tão dependente das "cápsulas da felicidade" (como chamo as pílulas de lactase) pra poder digerir algo com leite e hoje preciso tomar pra tudo, às vezes duas de uma vez só pra não "devolver" o alimento.

Agora para aí pra pensar num ser que cresceu tomando leite "mugido", que vinha da fazenda em galões enormes. Uma pessoa que comia queijo fabricado nessa mesma fazenda. Uma adolescente que acordava no final de semana na roça às 6h da manhã e seguia pro curral com uma caneca com Nescau pra pôr direto na teta da vaca. Pois é. Se Deus escolheu castigar alguém, fui eu. Ou esse excesso todo de leite na minha vida me tornou intolerante ou eu estou pagando algum pecado muito cabeludo.

Pra completar, eu adoro molhos à base de queijo, iogurte ou creme de leite e preciso ficar me policiando pra não fazê-los sempre que vou pra cozinha. Há quem vire pra mim e diga: "Reclama não que podia ser pior, poderia ser camarão ou glúten". Olha... eu não sei você, mas eu não costumo comer frutos do mar no café da manhã, já pão sim. Portanto, posso até concordar com o glúten (até porque, minha gente, tem na cerveja, né?), mas daí a dizerem que não posso reclamar... me desculpem, mas sim, eu posso.

Se você quiser entender o motivo, experimenta cortar o leite e todos os seus derivados por uma semana. Eu disse todos. Nem digo um mês senão você corre o risco de morrer de inanição. Sério mesmo. Eu dei um chilique no médico quando o resultado dos exames acusou a intolerância. Chorei ao me dar conta de que não haveria mais Toddynho no meu lanche do trabalho, nem iogurte light no café da manhã. Quis quebrar tudo quando fui pra França pela primeira vez, a "terra dos queijos", e passei mal praticamente todos os dias porque não abri mão de experimentar o que passasse na minha frente. Quis morrer quando lembrei que eu ODEIO tofu (aquilo é tudo, menos queijo, bora combinar?).

Agora me fala, você é cabra macho? Mulher forte? Então faz o que eu tô dizendo: corta tudo isso na sua vida por um tempo e depois me diz se não não morreu de tristeza. É que nem o retrovisor direito do carro: você só se dá conta de que faz muita falta quando fica sem. A diferença é que sem ele você não vomita, né? Se você encarar meu desafio, com certeza vai parar de dizer por aí que eu reclamo à toa.

Beijinhos sabor queijo de cabra.

19 comentários:

Thays Couto disse...

Caviar é horrivel, escargot tem gosto de lesma nogenta e Brat pitt é um mito, prefiro comer a Angelina Jolie que tem cara de ser otima na cama!!! Com certeza melhor que ele!!!!! hahahahahahaha
...adoro yakult!!!!!!! Ja ate tentei fazer em casa mas não deu certo KKKKKKK

Mayra Cunha disse...

Thaysinha, eu NUNCA pensei em fazer Yakult em casa. Se descobrir a fórmula, me avisa que tento adaptar pra uma sem lactose. Hahahahahahaha. Bjs.

Thays Couto disse...

AMOOOOOOOOOO QDO VC ESCREVE!

Rômulo Camilo disse...

Muito bom!!!!

Marina Domingos disse...

Querida, Mayra, eu também sofro de intolerância à lactose, só que é leve-moderada. O seu caso é muiiiito pior. Eu sei como é bom querer entupir a cara de queijos e não poder...enfim, eu tomo leite de soja (que é uma droga), mas no fundo tem um benefício embutido, que vai nos fazer, mulheres, mais saudáveis na menopausa...(nossa que texto horrível!) kkkkk!

segura a onda, gata!
um dia inventam alguma coisa pra nóis (*sic)!!!!

amacrônicas disse...

Mayrita, adorei o txt! Arriscaria dizer que o desejo é forte, nesses tempos (e quando não foi? só variou o objeto ;-). Talvez a tal impossibilidade castigue ainda mais, acresente uma pimentinha. Não intolerante à lactose, mas a objetos do desejo alergênicos em geral, me solidarizo contigo ! Beijão :) !

Mayra Cunha disse...

Obrigada pela solidariedade, mas quem é você que assina como "Amacrônicas"? Rsrsrsrsrs.

Roberto Fragoso disse...

Fiquei com MUITA pena de você, Mayra. Dá pra ver o tanto que sofre com a falta do leitim. Mas, de fato, pensa na cerveja, pensa na cerveja. Podia ser muito pior. Rsrsrs.

Luciana disse...

Isso sim é castigo. Eu amo queijo, o leite eudispenso. Já fiz uma dieta sem lactose por 1 mês e quase tive uma treco. Senti na pele o que você passa todos os dias.

Luciana disse...

Isso sim é castigo. Eu amo queijo, o leite eudispenso. Já fiz uma dieta sem lactose por 1 mês e quase tive uma treco. Senti na pele o que você passa todos os dias.

Wilson Natale disse...

Coisas que não devo mandar para Mayra:
Panna Cotta (Creme de Nata)
Cheese Kake
Tiramisù
Biscotti di Panna (Biscoitos de Nata)
Receitas caseiras de Ricotta, mozzarella, manteiga, etc...
Ahahahahaaaaaaa!!!
Brincadeiras à parte, não é fácil viver sem leite, creme, ou queijos.
Eu, sem essas delícias, ficaria mais pirado do que já sou.
E digo mais: Podem me tirar tudo! Que fiquem os queijos e as berinjelas. O resto é rsto.
Bom demais matar a saudade de você!!! Intolerante ou não...
Beijos sabor doce "pingo de leite"
Wilson

Renata Agostinho disse...

Estava morrendo de saudades do seu milk shake, Mayra Cunha. Me divirto horrores!

karneto disse...

Minha querida Mayra
Tenha fé e paciência, já pensou se também fosse alérgica a vinho e cerveja?
Viu como deus é bom?
mil beijos
saúde e fortuna

Z disse...

mayroquita, isso deve ser mesmo uma merda federal, com aquele perdão. o desafio foi desafiante (rsrsrsrs), mas só de pensar em fazê-lo já me veio um gostinho de queijo na boca. não. eu jamais o faria e si tivesse que, me juntaria a vc numa reclamação sem fim!!!!!!
reclame , reclame que a gente lê tudo e ainda dá risada junto (do texto!)!!!!! bjs!
eneida

Z disse...

mayroquita, reclame, reclame muito que a gente lê tudo e ainda dá risada junto (do texto)!!!! eu nem preciso aceitar o desafio, só de pensar já entro em crise de abstinência em altíssimo grau! amiga, concordo com seu amigo: pense na cerveja. com força e obstinação. bjs! eneida

Z disse...

ahahahahahahahah!!! eu escrevi dois comentários achando que tinha perdido o texto! pouts!

Katia Gontijo disse...

Amada!

Entendo seu desepero... li apenas o começo pois estou na correria num cyber cafe.
Sugiro leite de amendoas que poderei te ensinar depois.Bjo.

Pat disse...

Amiga querida, não sabia eu desse fato teu, tristeza !
Aqui na minha terra adotada, seguido janta-se qeijos e vinhos como bem sabes.
Até intimidade dá : Feliciano (Saint Félicien), Marcelinho (Saint Marcelin), O Conde (Comté), Rock (Roquefort), Anjinho (Caprice des Dieux), Forninho (Montfort), Gugu (Gruyère). Todos te mandam beijos e saudades.
Que bom que voltasses a escrever aqui !

Anônimo disse...

Querida! me encontrei em vc...CRISE SE ABSTINENCIA! TOTAL!Acordo desesperada por queijo, creme de leite, leite com toddy, iogurte~, aquelas massas maravilhosas com creme branco,doces com leite condensado, chocolate! Comia isso de monte e a TPM era amenizada por muitos desses ingredientes, hoje vivo num nervosismo brabo, ansiosa e chorona, louca por um chocolate...Meu Deus desesperador!Está bem frustrante pra mim conviver com isso.